Sábado, 24 de Agosto de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Parcialmente nublado
20°
7°C
Não-Me-Toque/RS
Parcialmente nublado
Educação

Escoteiros aprendem como andar de bicicleta na rua

03.10.2014 14h58  /  Postado por: upside

Palestra orientou sobre uso seguro da bicicleta no trânsito

O grupo de escoteiros Guardiões da Nascente recebeu em sua sede o instrutor de trânsito Evaldo Harnisch, na noite de 17 de setembro, para a palestra que abordou as normas de circulação e de segurança do ciclista, pedestre e do carona.
O chefe escoteiro Renato Antonio Grunitzki, com 24 anos de atividade e dedicação ao escotismo, considera que a palestra é uma forma de ajudar na educação do jovem cidadão.
– Como estamos formando cidadãos, temos que levar informações para os escoteiros. É uma forma de ajudar na educação para que se comportem de maneira apropriada – disse Grunitzki.
O Chefe também comentou que dirigentes e a chefia já realizaram outros  trabalhos de orientação com o objetivo de ajudar ao jovem evitar problemas e não criá-los.

A bicicleta no trânsito
O instrutor de trânsito Evaldo Harnisch falou sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, destacando as normas de circulação e destacando que, como veículo não motorizado tem ampla utilidade para passeios de lazer e transporte. Entre as vantagens está não poluir e ser muito útil para realização de atividade física.
– Utiliza-se muito a bicicleta na calçada, que é local do pedestre, porém, é uma questão cultural errada. As pessoas devem respeitar as normas de circulação para evitar acidentes – comentou.
Os escoteiros fizeram muitas perguntas e puderam tirar dúvidas sobre o uso da bicicleta.
Para quem utiliza bicicleta, ficaram algumas dicas de como se portar de maneira segura dentro das normas de trânsito vigentes: não passe em semáforo na luz amarela nem vermelha, não ultrapasse pela direita, evite andar sobre jardins públicos, não ande entre veículos e não ande na contramão, mesmo na ciclofaixa.
Manter a bicicleta com freios bem regulados, a utilização de refletores nos pedais, raios traseiro e dianteiro; cuidar com as portas dos carros estacionados; andar sempre pela direita; sinalizar com as mãos a direção que vai tomar; não fazer zigue-zague; não entrar numa preferencial sem olhar; nunca andar em alta velocidade.
Palestra orientou sobre uso seguro da bicicleta no trânsito

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.