Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

3 de novembro de 2014

Pesquisa vai definir perfil de saúde da mulher não-me-toquense

 

O Centro de Referência Es­pecializado de Assistência So­cial (Creas) foi o local que a su­pervisora de projetos do Instituto da Mama (Imama), Rita de Cás­sia da Cunha, capacitou pro­fissionais da saúde, assistência social e voluntárias no combate ao câncer de mama nos dias 28 e 29 de outubro, em Não-Me­-Toque. De acordo com Rita Cunha, NMT é referência no Estado para o combate e prevenção da doença pelas ações e empenho da Secretaria da Saúde e das voluntárias.

- O Imama sabe que o muni­cípio é uma referência no com­bate ao câncer de mama na região, feito de maneira muito forte com o Outubro Rosa, com a Caminhada e o atendimento nos postos de saúde – afirma.

Na capacitação, a super­visora informou que o Imama estará realizando uma pesquisa para conhecer o perfil da mu­lher não-me-toquense quanto à tendência na sua saúde, quali­dade de vida e genética. Para isso, será preenchido cadastro nos postos de saúde a partir do dia 11 de novembro até 28 de março, com um dia especifico para realizar o grande mutirão. A pesquisa tem a parceria da Secretaria da Saúde para cum­prir a meta de entrevistar 600 mulheres.

Profissionais da saúde pública e voluntárias do Imama receberam orientação para conscientizar a mulher sobre os riscos do câncer de mama
Profissionais da saúde pública e voluntárias do Imama receberam orientação para conscientizar a mulher sobre os riscos do câncer de mama

Na abertura da capacitação, a prefeita Teodora Lütkemeyer lembrou que o Rio grande do Sul tem o maior número de casos de morte por câncer de mama no país, quando existe 95% de chance de cura com o diagnóstico precoce da doença.

- O bem estar de nossos munícipes e estas ações em parceria com o Imama vem ao encontro desta necessidade. Queremos agradecer a todas as voluntárias e nossos pprofissionaisda área de saúde que se empenham nessa luta contra o câncer - enfatiza a prefeita.

A capacitação faz parte da mobilização do Outubro Rosa no município, que qualificam profissionais e voluntárias com o pro­pósito de levar informações de conscientização e da importância do autoexame. O Instituto da Mama realiza vários projetos a favor das mulhe­res com doação de perucas, as­sistência psicológica, fisioterapia, assessoria jurídica e visitas em hospitais. Também participaram da ca­pacitação o secretário da Saúde Marco Costa e a Amélia Sebastiani.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir