Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

28 de novembro de 2014

Comunidade Cristo Rei 100 anos de história

Ir. Lúcia leu o resgate histórico enquanto que a juventude apresentou o banner do centenário e a Momento apresentou a reportagem e doou revistas para a venda (Foto: A FOLHA)
Ir. Lúcia leu o resgate histórico enquanto que a juventude apresentou o banner do centenário e a Momento apresentou a reportagem e doou revistas para a venda (Foto: A FOLHA)

 Por: Membros do Conselho Pastoral da Comunidade Cristo Rei

 A comunidade Cristo Rei, localizada no centro de Não-Me-Toque, comemora neste ano seu Centenário, trazendo em sua trajetória dias de lutas e comemorações, mas, principalmente, o sentimento de união, fé e apoio da comunidade.

A história inicia no século passado, mais precisamente em 1914, com a criação de um Curato, também conhecido como residência do vigário. Com a vinda dos colonos alemães e italianos, a região do Alto Jacuí teve um crescimento significante, assim como a comunidade católica, atendida então pelos padres de Passo Fundo, que realizavam visitas regularmente.

A criação do Curato de Não-Me-Toque deu-se no dia 16 de maio de 1914. O Curato, na verdade, foi um passo antes de ser elevado à Paróquia. As localidades abrangidas foram: Não-Me-Toque, Tapera, Selbach, Colorado e arredores. Este Curato recebeu o nome de Sagrado Coração de Jesus, mesmo nome do padroeiro da pequena capela de madeira já existente na localidade de Alto Jacuhy (Não- Me-Toque). A partir de então foi entregue aos padres franciscanos.

No mesmo ano, o Padre Valentin Rumpel deu posse ao primeiro vigário chamado Padre José Junges, que teve cura estada. Assim, durante alguns anos o Curato ficou sem cura, mas, a pedido do Bispo de Santa Maria, padres foram enviados para cuidar da vida espiritual dos fiéis católicos da região. Logo após, as comunidade recebeu dois Padres Franciscanos. Frei Bruno Linden e seu coadjutor Frei Boaventura Klemmer que foram presenças marcantes também na educação.

Devido ao crescimento da região, no dia 27 de fevereiro de 1919, o Curato foi elevado a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Nome que foi trocado por Paróquia Cristo Rei, no dia 30 de outubro de 1932, na festa de Cristo Rei, quando foi consagrada a nova igreja Matriz da Comunidade, que também a partir desta data passou ter Cristo Rei como padroeiro.

Desafios e conquistas marcaram a construção da Igreja Matriz, iniciada em 1925, e concluída em 1932, sob a bênção do Frei Policarpo e do Bispo Dom Antônio Reis, e comemorada com a Festa de Cristo Rei.

Nestes 100 anos de história da Comunidade Cristo Rei, muitas pessoas e grupos contribuíram significativamente para o bom andamento da vida da comunidade. Através dos serviços de pastorais e movimentos, a Igreja cuida de todas as realidades e é chamada a evangelizar. As pessoas engajadas nestes serviços assumiram a tarefa de trabalhar pelo bem do povo e a envolver-se na missão.

As pastorais, conselhos, movimentos e associações são responsáveis por vivenciar, testemunhar e ensinar aos membros da comunidade a serem cristãos e seguidores de Jesus Cristo, com a orientação espiritual dos Freis Franciscanos a assim permanecer fazendo história. Entre leigos, religiosos e religiosas, as Irmãs de Notre Dame sempre atuaram na comunidade e suas pastorais, levado a Palavra de Deus, preocupadas com o cuidado da vida humana e espiritual.

A Igreja Matriz Cristo Rei, neste ano, passou por importantes reforma. Construída há quase um século, o patrimônio histórico da cidade recebeu pinturas internas e externas, troca do assoalho e nova iluminação. O trabalho supervisionado por Lizelote Battistella foi pensado e executado com todo cuidado preservando a história.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir