Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

12 de janeiro de 2015

Refletindo sobre o brincar na Educação Infantil

Seluir F. Lange
Sabe-se que antigamente as crianças participavam das brincadeiras, lazer e jogos dos adultos, mas tinham ao mesmo tempo um ambiente separado para os jogos. Isso acontecia porque existiam espaços livres, onde não era necessária a supervisão dos adultos e as crianças brincavam livremente sem distinção de sexos e idades.
Naquela época a brincadeira era considerada um elemento da cultura e até do folclore. Era uma representação da vida, um modelo da história e até do destino da humanidade. Porém, com o progresso social da civilização verificamos o surgimento da sociedade industrial moderna que desencadeou dois fatores importantes: a segregação das crianças em um grupo separado da vida dos adultos e a institucionalização das crianças, utilizando-se das atividades lúdicas, como um instrumento de aprendizagem.
O brincar transformou-se no trabalho infantil e a infância tornou-se educável. Contudo, com o passar do tempo, comprovou-se a necessidade da socialização porque se entendeu que a criança, que convive em uma comunidade ou instituição vai, aos poucos, através das trocas com os outros, interiorizando os valores e ideais daquele grupo. Como a criança incorporará esses elementos na sua personalidade dependerá do caráter dessas interações sociais, assim como da natureza e variedade de trocas sociais que estão disponíveis a ela.
Por outro lado, hoje, as crianças assistem muito à televisão, veem os brinquedos e querem que os pais comprem. Elas não têm mais a chance de brincar na rua, pois se tornou perigoso, então precisam passar todo o tempo dentro das escolas, das casas ou dos apartamentos.
Sendo assim, os professores da Educação Infantil precisam ter a consciência de que: brincar é uma necessidade tão importante como o sono e a alimentação que garantem uma boa saúde física, mental e emocional. É através da expressão lúdica do brincar que a criança une a razão e emoção, conhecimento e sonho, tomando-se um ser humano mais completo e pleno, pois é através da exploração do mundo e das experiências vividas que ela cresce na busca para a socialização.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir