Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

30 de janeiro de 2015

Não-Me-Toque corre risco de uma epidemia de dengue

 

Neste ano já são mais de cem focos
Neste ano já são mais de cem focos

A possibilidade de você, um familiar ou seu vizinho contrair dengue em Não-Me-Toque nunca esteve tão próximo de acontecer. O mosquito da dengue é realidade e, segundo as agentes de combate a proliferação, tem sido inevitável a expansão do Aëdes aegypti. No ano passado 226 amostras coletadas com larvas deram positivas. Em janeiro deste ano mais de 100 amostras já foram encaminhadas para análise.
- Acredito que não vai passar sem caso de dengue esse ano em NMT, porque é muito mosquito, a cidade está infestada. Com o fluxo de caminhoneiros, pessoas de fora, a realização da Expodireto que traz pessoas de diversos Estados é inevitável – comente a agente Eliana Vargas.
O centro e o bairro Martini são as regiões com maior número de focos. O secretário da Saúde Marco Costa informou que a Secretaria vai contratar mais duas agentes e solicitará ao Executivo outras duas para compor o grupo das atuais quatro agentes que tem a missão de visitar sete mil residências e realizar visitas estratégicas a cada 15 dias nas empresas, borracharias, cemitérios e lixões.
- Temos que intensificar protocolos aos hospitais e alertar os médicos da possibilidade de que algum caso possa ser de dengue – complementa o secretário.
O ciclo de visitas nas casas vem sendo de quatro meses. As agentes chamam atenção pelo descaso da população, principalmente com os cuidados da água parada, que é principal criadouro do mosquito. Por enquanto, não vem sendo utilizando nenhum produto para exterminar as larvas.
- Não temos veneno para por na água e o município nem tem autorização para comprar – completa a agente.
O mosquito transmissor da doença é preto com pequenas bolinhas brancas pelo corpo e pica principalmente durante o dia em qualquer região da pele e dificilmente age à noite. Na região da picada o sintoma é coceira e desconforto que aumentam progressivamente.
A Secretaria da Saúde e as agentes de combate à dengue estarão realizando no sábado, 7 de fevereiro, mais um dia D de combate, conscientização e informação a população sobre os riscos da dengue. A equipe vai estar em frente ao Altar da Pátria, na praça Dr. Otto Schmiedt.
SINTOMAS DA DENGUE: A clássica ou normal apresenta sintomas semelhantes a uma virose, como febre alta (febre Chikungunya), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos,
Tonturas, extremo cansaço e dores nos ossos e articulações. A hemorrágica apresenta dores abdominais contínuas, pele pálida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelha na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede, pulso rápido e vômitos.

Agentes realizam visitas nas residências a cada 4 meses
Agentes realizam visitas nas residências a cada 4 meses

dengue 2

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir