Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

27 de fevereiro de 2015

Teodora participa da Assembleia Geral de Verão da Federação dos Municípios do Estado

Prefeita de Não-Me-Toque participa da assembleia que reúne prefeitos gaúchos com agentes políticos da União
Prefeita de Não-Me-Toque participa da assembleia que reúne prefeitos gaúchos com agentes políticos da União

 Discutir a relação dos municípios com o Estado e com o Governo Federal, esta é a proposta da Assembleia Geral de Verão, onde a prefeita Teodora Lütkemeyer acompanhada da secretária adjunta de Gabinete Katiusca de Oliveira está participando juntamente com outros prefeitos do Rio Grande do Sul. Promovida pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em Capão da Canoa e com o tema "Novos tempos, novos desafios", o tradicional encontro de prefeitos conta com a presença de mais de 400 pessoas.

Na quarta-feira (25), na abertura da Assembleia, estiveram participando os deputados estaduais Ronaldo Santini Eduardo Loureiro, João Fischer, Juliano Roso, Ciro Simoni e Jorge Pozzobom. O presidente da Famurs Seger Menegaz, falou sobre a situação da crise financeira dos municípios gaúchos, ganhando apoio unânime das autoridades presentes quanto à necessidade de revisão do atual pacto federativo. Segundo Menegaz, os municípios vivem a pior crise da história.

- Nunca precisamos tanto da CNM - resumiu o presidente da Federação ao alertar sobre a importância da Confederação Nacional de Municípios na luta municipalista. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes e o subprocurador de justiça do Ministério Público, Ivory Coelho Neto também fizeram críticas e apoiaram a revisão do Pacto Federativo, comentando sobre os problemas que a falta de repasse gera aos municípios.

Na quinta-feira (26), Pepe Vergas, Ministro das Relações Institucionais, Eliseu Padilha Ministro da Aviação Civil e Gilberto Kassab, Ministro das Cidades, participaram da Assembleia e expuseram sobre a relação do Governo com os municípios. A Prefeita Teodora questionou o Ministro Kassab sobre o que justifica a não continuidade do PAC Pro Transporte e se é uma decisão definitiva do Governo, tendo em vista que os projetos de Não-Me-Toque foram vetados, entre eles a Pavimentação da Rua Pastor Theophil Dietsch. Kassab afirmou que o programa terá continuidade, sendo que assim que o orçamento 2015 for aprovado serão estabelecidos os critérios para continuidade do programa.

Teodora ressalta a importância de questionar a continuidade do PAC Pro Transporte, pois obras importantes foram planejadas dentro do programa e agora estão paradas.

- Conforme o ministro Kassab informou, o programa terá continuidade, o que nos deixa um pouco mais confiantes com relação a possibilidade de recebermos os recursos do projeto que prevê a pavimentação da Rua Pastor Theophill Dietcsh acesso ao Núcleo Alzirio Roos. É uma obra que gostaríamos que já estivesse em andamento, porém agora aguardamos a definição do orçamento 2015 e os critérios a serem estipulados - salientou a prefeita de Não-Me-Toque.

Presidente Menegaz abriu o evento da Famurs
Presidente Menegaz abriu o evento da Famurs
Ministro das Cidades Gilberto Kassab falou da manutenção do PAC Transporte
Ministro das Cidades Gilberto Kassab falou da manutenção do PAC Transporte

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir