Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

13 de março de 2015

Agricultura de Precisão tem evento que difunde tecnologia

3º APSUL AMÉRICA

Lançamento mostrou determinação em promover a difusão da tecnologia para os agricultores, acadêmicos, técnicos e empresas
Lançamento mostrou determinação em promover a difusão da tecnologia para os agricultores, acadêmicos, técnicos e empresas

Integrando a programação da Expodireto Cotrijal, o lançamento oficial do 3º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (Apsul América) ocorreu em ato solene no dia 10 de março, no auditório central da Expodireto Cotrijal, às 16h30min, durante a feira. O evento que ocorre a cada dois anos, tem como tema nesta edição: Avanços e conquistas da Agricultura de Precisão na América do Sul.

Segundo o presidente do Sindicato Rural e coordenador do evento, Willibrordus Henricus van Lieshout, a terceira edição do Congresso APSul ocorre porque tem o apoio decisivo do Sistema Farsul, do Governo Municipal e da Cotrijal.

- O APSul contribui para a difusão desta tecnologia que revolucionou as práticas na agricultura e precisa ser amplamente divulgada para que todos possam tirar proveito – afirmou van Lieshout.
A prefeita Teodora Lütkemeyer demonstra otimismo com a terceira edição do evento:
- Enquanto apenas 1% da população mundial utiliza a Agricultura de Precisão, é Não-Me-Toque, um município com menos de 20 mil habitantes, o pioneiro nesta tecnologia. Isto nos orgulha e com certeza reforça que o 3º Apsul Ámerica será um sucesso.
O presidente do Sistema Farsul, Carlos Rivaci Sperotto, que conhece o agronegócio de todos os países desenvolvidos, é mais um entusiasta do Congresso de Agricultura de Precisão e permaneceu na feira durante a semana visitando empresas para convidá-las a participar da 3ª edição.
- A tecnologia é a maior agregadora de valor no agronegócio. Foi assim que saltamos de 18 sacas de soja por hectare para os 70 sacos que se estima colher neste ano. Se alguém duvida da importância da produção agrícola, basta saber que neste ano vai ser injetado no mercado um valor acima de R$ 121 milhões – destacou afirmando sua convicção que o Congresso de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas vai ser consolidado neste ano.
A Apsul América ocorre nos dias 22 e 23 de setembro no parque da Expodireto, apresentando nas diversas palestras e oficinas os avanços da agricultura de precisão, seja com as máquinas precisas ou no manejo e melhoramento do solo. A 3º edição do congresso tem objetivo de chegar ao produtor rural obtendo informações sobre a agricultura de precisão, desenvolvendo a tecnologia em sua propriedade. A programação terá painéis, debates, palestras, visitas técnicas orientadas, apresentação de trabalhos técnicos e científicos e ainda contará com a exposição de equipamentos e máquinas precisas.

Retrospecto
O 1º APSul América nasceu em 2011 com o objetivo de promover um grande encontro que oportunizasse aos produtores rurais o conhecimento das recentes tecnologias em nível de pesquisa e aplicação da Agricultura de Precisão. Realizado nos dias 13 e 14 de setembro, a primeira edição do APSul mostrou sua força recebendo um público de 5.000 pessoas e 26 expositores.
Na 2ª edição, que ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2013, contou com a participação de 3.500 pessoas e 24 expositores.  O Congresso envolve instituições governamentais, instituições de pesquisa, empresas fabricantes de máquinas e softwares, prestadores de serviços, promovem palestras, oficinas, atualizações técnicas e conta com participantes vindos de diversos lugares do país, destacando assim sua importância.
Estiveram presentes:
Autoridades ligadas ao agronegócio, expositores, agricultores e visitantes da Expodireto Cotrijal, além da prefeita Teodora Lütkemeyer; secretário Estadual de Desenvolvimento Rural Tarciso Mineto, presidente do Sindicato Rural, Willibrordus van Lieshout; presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez de Quadros; presidente do Sistema Farsul, Carlos Rivaci Sperotto; superintendente do Senar-RS Gilmar Tietböhl, vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; professor da Universidade Federal de Santa Maria, Telmo Amado; secretária municipal do Desenvolvimento  Maria Margarete Lauxen, secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente Ivan César Marchry e demais secretários.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir