Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

13 de março de 2015

Apoio para o crescimento do agronegócio gaúcho

As três entidades que executam o programa no RS renovaram a parceria nessa terça-feira para a realização de atividades em 2015
As três entidades que executam o programa no RS renovaram a parceria nessa terça-feira para a realização de atividades em 2015

Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS renovam parceria que oferece formação para grupos de produtores

A assinatura do convênio para execução do Programa Juntos para Competir ocorreu na Expodireto Cotrijal e reuniu representantes das três entidades. A iniciativa vai beneficiar mais 3 mil produtores rurais.
As inúmeras exigências impostas pelo comércio globalizado, em que a troca de informações e de experiências, a capacitação e a diferenciação de produto são cada vez mais necessárias, obrigam a uma mudança de postura. Neste contexto está o programa Juntos para Competir - uma ação integrada no Agronegócio, operada no Estado por uma parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS que teve convênio renovado na terça-feira (10).
A cerimônia ocorreu no estande do Juntos para Competir, na Expodireto Cotrijal, e contou com a presença do presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Carlos Sperotto, do diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, do superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, além dos diretores Técnico e de Administração e Finanças do Sebrae/RS, Ayrton Pinto Ramos e Carlos Alberto Schütz, respectivamente. O convênio prevê a cooperação técnica e financeira para a implementação da iniciativa em 2015.
O Juntos para Competir prepara o produtor rural para ampliar sua capacidade gerenciar de forma a possibilitar um acréscimo de qualidade no seu produto, gerando mais renda para ele, ampliando empregos e colaborando para o crescimento da economia do Rio Grande do Sul.
Sperotto afirmou que o programa está mudando a realidade dos produtores rurais que participam, podendo projetar um futuro melhor e estimulando os filhos a permanecerem no campo.
Segundo o dirigente, este modelo de trabalho do Juntos para Competir, com foco no agronegócio, pode ser estendido a outras cadeias produtivas como do comércio e da indústria, por exemplo:
- Quem sabe na Expodireto 2016 possamos reunir demais entidades e federações para formalizarmos novas parcerias com foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Entenda o programa
 

O Programa visa ao desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Estado através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários, buscando incrementar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção. Para este ano está previsto o investimento de R$ 12.347.250,00 em 26 projetos coletivos, atingindo 3 mil produtores rurais dos segmentos da bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, grãos, horticultura, ovinocultura, vitivinicultura e multissetoriais.

Objetivos do Juntos para Competir 
- Capacitar produtores rurais;
- Resgatar e fortalecer atividades geradoras de riqueza e renda para a empresa rural;
- Melhorar a eficiência produtiva e a disseminação dos conceitos de Certificação;
- Contribuir para o desenvolvimento das mais variadas atividades econômicas do agronegócio gaúcho;
- Fortalecer a visão sistêmica das pequenas propriedades rurais do Estado.
Todo o produtor rural interessado pode participar do programa. Para isso, basta procurar o Sebrae, o Senar ou o Sindicato Rural mais próximo de sua região. A participação é livre e gratuita.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir