Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

13 de março de 2015

O sabor que vêm da agricultura familiar

Produtos industrializados têm origem na agricultura familiar
Produtos industrializados têm origem na agricultura familiar

O pavilhão das agroindústrias é o mais visitado da Expodireto Cotri¬jal. O local, neste ano são 150 expositores, tem um mercado mais am¬plo. Por ali circulam pessoas da cidade e do interior. Ninguém passa sem comprar, estão disponíveis desde gêneros alimentícios como embutidos, panificados, biscoitos, sucos e bebidas, até artesanato, flores e mudas. O sucesso do pavilhão é o sucesso da atividade que evoluiu de atividade colonial para industrial com apoio dos municípios. Para ter uma agroin¬dústria é preciso estar dentro dos padrões sanitários e da legalidade.
Entre os expositores está a família de Genilda, Irio Bohn, de Ivoti, que participa da feira pelo sexto ano consecutivo, expondo cachaças e licores. A cachaçaria Weber Haus produz 180 mil litros de bebida por ano, exportando para países da Europa, para os Estados Unidos e Ja¬pão. Essa indústria familiar, segundo Bohn, existe desde 1948 e já está na terceira geração de produtores.
- A Expodireto Cotrijal é referência de bom público, de qualidade de infraestrutura e inovação”, elogia.
A Central Sicredi RS/SC como grande incentivadora das comunida¬des onde está inserida, patrocina pela primeira vez durante a 16ª Expo¬direto Cotrijal, o Pavilhão da Agricultura Familiar, a exemplo do que já acontece na Expointer. A parceria foi concretizada através da Fetag, que destaca a força dos agricultores familiares têm no desenvolvimento do cooperativismo de crédito.
- Nosso crescimento veio do pequeno produtor rural. Se somos gran¬des hoje, foi pela confiança que recebemos desde o início desses ho¬mens e mulheres que fazem da Agricultura e Agroindústria Familiar a força do campo - salientou Orlando Müller, presidente da Central Sicredi RS/SC.
Atualmente, cerca de 65% das operações totais de crédito liberado pelo Sicredi no Brasil são provenientes do pequeno e médio produtor rural da agroindústria familiar. E dessas operações, o Rio Grande do Sul responde por quase 70% do total liberado.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, cerca de 90% dos expositores são associados do Sicredi, motivo para a instituição manter dois co¬laboradores permanentes no local para auxiliar todos os associados, tantos os que estão expondo como os que estão visitando a feira.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir