Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

27 de março de 2015

Cursos técnicos ganham espaço exclusivo

Reitora do Instituto Federal Farroupilha Carla Comerlato Jardim e a prefeita Teodora Lütkemeyer inauguraram o CETP
Reitora do Instituto Federal Farroupilha Carla Comerlato Jardim e a prefeita Teodora Lütkemeyer inauguraram o CETP

Não-Me-Toque cria o Centro de Educação Técnico Profissionalizante
A formação e qualificação profissional em Não-Me-Toque ganhou um espaço exclusivo com a inauguração do Centro de Educação Técnico Profissionalizante (CETP), local onde ocorrem os cursos técnicos oferecidos pelo Governo Municipal através do Instituto Federal Farroupilha.
A inauguração ocorreu na noite de terça-feira (24), na Av. Dr. Waldomiro Graeff, antiga sede das Secretarias da Agricultura e Desenvolvimento. Os cursos estavam sendo realizado na Escola Ernesto João Cardoso.
A estrutura é provisória e têm dois laboratórios, três salas de aula e uma sala para coordenação e setor administrativo. O local definitivo está sendo preparado junto ao Senai, no prédio da antiga fábrica de calçados, propriedade da Prefeitura. Atualmente estão matriculados 190 alunos nos cursos a distância do e–Tec Brasil que são: Meio Ambiente, Secretariado e Vendas, e mais os cursos presenciais de Agricultura de Precisão e Informática.
Está previsto para o dia 1º de abril, o início das inscrições para mais dois cursos a distancia: Técnico Agronegócio e Informática para Internet.
A secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen enfatizou que o espaço está reservado para realização exclusiva das aulas em parceria com o Instituto Farroupilha, que servirá para aumentar o leque de cursos com o objetivo de pensar sempre na qualificação da mão de obra no município.
- O espaço é provisório e todo adequado para atender os alunos. O município está investindo em outro espaço onde está localizado o Senai, visando centralizar os cursos técnicos em instalações qualificadas – informou.
A prefeita Teodora Lütkemeyer salientou que o município está dando um passo importante para qualificação profissional para atender o potencial produtivo das empresas, destacando o investimento feito pelo Governo Municipal, projetando novos objetivos como o ensino superior.
- Para nossa Administração a inauguração do Cetp é um sonho, pois há anos buscamos trazer um Centro de Referência para oportunizar cursos técnicos gratuitos. Almejamos trazer para nossa cidade um polo de inovação do Instituto Federal Farroupilha e ainda poder alcançar outro sonho, que é ofertar cursos de graduação em Não-Me-Toque – enfatizou a prefeita Teodora.

A diretora geral do Instituto Farroupilha do Campus de Panambi, Ana Rita Kraemer da Fontoura, avalia que a fixação do IFF no município se deve ao empenho do Governo Municipal e à vontade do Instituto de cumprir o seu papel em promover a educação profissional pública e gratuita.
- Nosso objetivo vem a se somar com os da Prefeitura, que é trazer qualificação ao cidadão de NMT e região com interesse na capacitação para o mundo do trabalho – observou a reitora.

Valdir Kirst, vice-presidente da Câmara de Vereadores, lembrou-se do esforço inicial em 2009 para instalar na cidade uma instituição que pudesse oferecer cursos técnicos profissionalizantes.
Estiveram ainda na inauguração a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer; o coordenador de Implantação de Novas Unidades Carlos Eugênio Balsemão; a diretora de Pesquisa, Produção e Extensão do Campus Panambi, Roberta Goergen, além de secretários municipais, vereadores, professores, alunos, empresários, lideranças comunitárias e imprensa.

Administração trabalha para ofertar cursos de graduação em Não-Me-Toque garantiu a prefeita
Administração trabalha para ofertar cursos de graduação em Não-Me-Toque garantiu a prefeita

HISTÓRICO

O passo inicial na busca da instalação do primeiro Curso Técnico do Instituto Federal Farroupilha em Não-Me-Toque, deu-se em dezembro de 2009. Foi quando a Administração Municipal pleiteou junto à Reitoria do Instituto, a criação do Curso Técnico em Agricultura de Precisão, o qual iniciou suas atividades em 2011, em espaço físico cedido pelo Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano.

Ainda em 2011, uma comissão do IFF realizou a avaliação da estrutura física da Escola Municipal Ernesto João Cardoso, através da qual foi autorizada a implantação do Polo de Educação à Distância do Instituto Federal Farroupilha em Não-Me-Toque. Assim, no ano de 2012, o Curso Técnico em Agricultura de Precisão mudou-se para a nova estrutura, onde passou a se oferecer paralelamente o Curso Técnico em Secretariado na modalidade EAD.

Em 2013, ampliou-se o processo seletivo EAD e passou a funcionar também o Curso Técnico em Vendas e Curso Técnico em Meio Ambiente. Já no início de 2014, o IFF instalou no Município uma Unidade Remota Complexa. Com esta ampliação, passou-se a ofertar Cursos de Formação Inicial e Continuada como Balconista de Farmácia, Manicure e Pedicure, Cuidador de Idoso e Vendedor, e também, o Curso Técnico em Informática. Por fim, no segundo semestre de 2014, criou-se o Centro de Referência do IFF, para o qual a estrutura física foi inaugurada no dia 24 de março.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir