Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

10 de abril de 2015

Soja: últimos dias de colheita e boas médias

Sem tempo a perder. Os produtores atendidos pela Cotrijal aproveitam o tempo bom para agilizar a colheita, que deve encerrar nos próximos dias. A expectativa é de bons resultados.

Com áreas em Carazinho, o associado Euzébio Ely encerra a colheita nesta semana. A expectativa é alcançar média final acima dos 70 sacos por hectare.
- Quando temos um ano bom em termos de produção, esse resultado se deve a diversos fatores. Um deles é o trabalho de uma assistência técnica especializada. Hoje é possível perceber quem trabalha com a Cotrijal, quem faz os tratos culturais necessários e quem está diariamente acompanhando a lavoura. A nossa parceria com a cooperativa sempre deu certo - comenta Ely, com satisfação ao olhar os números no painel da colheitadeira.

Noventa porcento da área está colhida na região da Cotrijal
Noventa porcento da área está colhida na região da Cotrijal

Com a colheita praticamente concluída na região de Lagoa dos Três Cantos, o associado Eduardo Bervian festeja os bons números obtidos na soja.

- Realmente tivemos um ano excepcional. Desde que comecei a colher, dia 17 de março, os resultados mostravam uma grande safra. O trabalho desenvolvido foi de qualidade, o clima colaborou e pude contar com a assistência técnica daCotrijal. Procuramos um ajuste fino e agora estamos colhendo os frutos - destaca Bervian, com 52 hectares cultivados com soja e média final de 81.3 sacos/ha.

Até a primeira semana de abril, o percentual de área colhida da oleaginosa no Rio Grande do Sul chegou a 40% do total plantado, e mais 40% estavam prontos para serem colhidos. Nesta safra, a soja ocupou 5,1 milhões de hectares, segundo a Secretaria Estadual da Agricultura.
Nas propriedades assistidas pela Cotrijal, 90% das áreas foi colhida. Na região de Passo Fundo e Esmeralda esse percentual é um pouco menor: 60%. Segundo o gerente da unidade da Cotrijal em Esmeralda, Ronei Raber, o calendário entre o plantio e a colheita da soja é diferente do praticado na região sede da cooperativa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir