Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

17 de abril de 2015

Leite, CAR, emplacamento trouxeram agricultores familiares para assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Preocupação com o Cadastro Ambiental Rural e outros assuntos mobiliza a classe
Preocupação com o Cadastro Ambiental Rural e outros assuntos mobiliza a classe através das suas entidades de apoio

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) reuniu diretoria e associados que lotaram o auditório da Prefeitura na tarde de quarta-feira (15) para assembléia ordinária. A pauta da reunião trouxe o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, e vice-presidente do Sicredi Alto Jacuí, Gervásio Diel.
Depois de desenvolvida a pauta da assembleia anual foi tratado da situação dos produtores de leite que sofreram calote da Laticínios Campesino, de Espumoso. De acordo com o presidente do STR, Pedro Paulo Nienow, mais de 60 produtores de leite tiveram prejuízos financeiros que chega a R$ 900 mil. Os produtores decidiram que o Sindicato entrará em contato com o advogado para assuntos trabalhistas da Campesino.
- Vamos dar um prazo até o final do mês para um acordo extrajudicial. Em caso de não haver resposta a decisão foi de entrar na Justiça, em ação coletiva com um mínimo dez produtores para dividir os custos – explicou o presidente do Sindicato.
O Sindicato começa a fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) assim que duas pendências específicas do Estado sejam resolvidas: uma é a definição do bioma do pampa e outra com relação aos banhados que são considerados Área de Preservação Permanente (APP) e não estão no sistema do CAR. Pedro Paulo Nienow estima que o STR fará pelo menos 1.200 cadastros em Não-Me-Toque.
Entidades de defesa dos agricultores esperam pela prorrogação do prazo que vence em 5 de maio. Nienow garante que com a prorrogação nenhum produtor será prejudicado e não haverá cobrança do CAR para negócios como compra e venda de terra.
Outra questão da assembleia foi o emplacamento de máquinas agrícolas. O STR espera aprovação da medida que regulamenta o emplacamento obrigatório somente para tratores que trafegam no perímetro urbano ou em rodovia, preservando quem utiliza o maquinário apenas no meio rural.
A reunião teve ainda a participação dos membros da diretoria, Maiquel Junges (vice-presidente); Ilma Rambo (tesoureira); Odair Sandro Nienow (secretario) e Conselho Fiscal. Atualmente, o Sindicato possui 924 associados em dia com as obrigações.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir