Sábado, 16 de Outubro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
16°
12°
12°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Destaques

Hospital da Cidade reforça importância dos cuidados com a saúde para combater o câncer

28.04.2015 09h29  /  Postado por: upside
As atividades foram realizadas pelo Centro de Oncologia e Hematologia do HC

As atividades foram realizadas pelo Centro de Oncologia e Hematologia do HC

O câncer ocupa o segundo lugar entre as causas de morte evitáveis no país. Fatores considerados preveníveis como: fumo, álcool, hábitos alimentares, obesidade, exposição solar, fatores químicos e infecciosos são responsáveis por mais de 50% dos casos de câncer no mundo.

Isso significa que, na maioria dos casos, existe alguma maneira de evitar o início da doença. O Hospital da Cidade promoveu uma campanha educativa, com foco na prevenção do câncer, encerrada no dia 11 com a realização de uma feira de saúde.

– O retorno da campanha foi positiva, muitas pessoas participaram. A gente conseguiu um número grande de pessoas interessadas nas orientações sobre a importância da prevenção. Percebemos que a população não tem informação sobre estes métodos e que precisam que a gente tenha estas atitudes de promoção de saúde – explica a enfermeira do Centro de Oncologia e Hematologia do HC, Angela Cristina Bortoloni.

A feira reuniu profissionais de especialidades como enfermagem, nutrição fisioterapia, odontologia e fonoaudiologia para a realização de serviços de aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, exame bucal e orientações de saúde. Ilda Garcia é da cidade de Sertão e aproveitou o sábado para cuidar da saúde

– Eu achei ótimo. Recebi dicas importantíssimas de alimentação, além de realizar exames de saúde bucal. Eu sempre faço exames de rotina, mas isso que eu fiz hoje, não. É muito bom – conta.

O público participou, também, de miniconferências com profissionais da área médica, nutrição e psicologia que esclareceram dúvidas sobre formas de prevenção e métodos de tratamento do câncer.

As atividades foram realizadas pelo Centro de Oncologia e Hematologia do HC, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS.

– Como todas as outras feiras realizadas, entendo que a campanha que se faz na segunda semana de abril é uma das principais. Sendo o câncer uma das principais doenças que levam a morte no nosso estado especificamente, a Residência Multiprofissional entra, no ínício de suas atividades do ano, com uma grande importância. Nós alcançamos o grande objetivo que é trazer a atenção das pessoas para o foco da prevenção – explica a coordenadora Marisa Basegio Carretta.

Fotos: Assessoria de imprensa.

DSCN5127DSCN5099

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.