Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

12 de junho de 2015

Cancelada cavalgada de Não-Me-Toque

Falta de tempo hábil para realização do exame nos animais motivou adiamento
Falta de tempo hábil para realização do exame nos animais motivou adiamento

Doença infecciosa denominada mormo que registrou uma ocorrência no Rio Grande do Sul, no município de Rolante, depois de ser considerada erradicada, motivou o cancelamento da 12ª Cavalgada Intermunicipal de Não-Me-Toque, programada para este final de semana.
A informação é do coordenador do evento, Jorge Celito Zuffo, que alertou para a possibilidade ainda no final da semana passada.
- Estamos adiando a realização e caso não tenhamos novas ocorrências, ainda poderemos realizar a cavalgada no mês de novembro, data do calendário regional ainda em aberto devido a mudança que estabeleceu uma cavalgada a cada dois anos nos municípios participantes do circuito – explicou Zuffo.
A médica veterinária Kéty Mazutti, responsável pela Inspetoria Veterinária de Não-Me-Toque, explicou que, com o caso registrado em Rolante, o Rio Grande do Sul deixou de ser Estado livre de Mormo.
- Na propriedade em Rolante, todos os animais deverão passar por mais dois exames em 45 dias e em 90 dias. Para o Estado voltar a ser considerado livre é preciso que não ocorra nenhum novo caso em 90 dias.
A veterinária reforçou que não existe vacina para prevenir o Mormo e os animais positivos devem ser sacrificados. Como é uma doença que leva o animal infectado à morte e é altamente contagiosa, existe o risco da proliferação e até do contágio humano, por isso fica determinado pela Instrução Normativa nº 03 – 2 de junho de 2015 - da Secretaria da Agricultura e Pecuária que não está permitido o trânsito de equinos sem o exame negativo para o Mormo com validade por 60 dias.
Kety Mazutti explicou que não existe laboratório credenciado para este exame no RS e o mais próximo está em São Paulo. O exame custa em torno de R$ 100,00 por animal e leva dez dias para sair o resultado. Os veterinários cadastrados para realizar a coleta são João Francisco da Silva e Rogério Kissmann.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir