Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

19 de junho de 2015

Mês do meio ambiente disponibiliza informação sobre o CAR

Produtores tiveram a possibilidade de tirar dúvidas sobre o CAR que tem prazos determinado acontecer
Produtores tiveram a possibilidade de tirar dúvidas sobre o CAR que tem prazos determinado acontecer

Um dos assuntos mais debatidos entre agricultores de todos os portes é com relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com prazo prorrogado até o dia 5 de maio de 2016, CAR ainda causa dúvidas.
A palestra realizada dentro da programação do Mês do Meio Ambiente, organizado pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente com apoio da Cotrijal, teve o objetivo de debater e trazer informações sobre o assunto. Para explicar aos agricultores os organizadores trouxeram o professor Dr. Rafaelo Balbinot, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Segundo o professor, o produtor tem que fazer o Cadastro Ambiental Rural, porque é uma importante etapa para gerar segurança jurídica na propriedade rural.
- O CAR é a oportunidade de aproveitar para adequar a propriedade. O cadastro é uma espécie de documento que a propriedade está legal, permite a continuidade da sua atividade e identifica qual é a área de produção e proteção ambiental – explicou.
Balbinot não descarta a possibilidade de haver impacto nas pequenas propriedades em casos da área de produção ter avançado a mais do que o permitido, quando a área de produção encosta nos rios, por exemplo. O professor analisa que o CAR trará mudanças sem a intenção de acabar ou fechar propriedades ou áreas produtivas.
- O prazo para fazer o cadastro está renovado até maio do ano que vem e será um documento exigido para financiamento agrícola e de custeio – lembra.
O professor alerta que, mesmo com a prorrogação do prazos, está na hora de sindicatos, cooperativas e prefeituras começarem a fazer o cadastro.
Estiveram presente na palestra o secretario da Agricultura e Meio Ambiente Ivan César Machry, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Everaldo Quadros, presidente da Cotrijal Nei César Mânica e presidente do Sindicato Rural Willibrordus H. van Lieshout, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) Pedro Paulo Nienow.
Banhados e pampa
Uma das dúvidas dos produtores é em relação a áreas de preservação específica do Estado, como o pampa e banhados, que não estão inserido ou adaptado para serem citados no CAR. Balbinot acredita que o sistema precisa de uma adaptação do software especial no Rio Grande do Sul
- O pampa é uma área natural, sem floresta não precisando de reflorestamento, simplesmente sua preservação, assim como o banhado – observou concordando com os produtores rurais gaúchos.

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir