Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

26 de junho de 2015

Água subterrânea da Terra está acabando rapidamente

Um terço das maiores reservas de água do plane­ta estão esvaziando rapidamente devido à atividade humana e não está claro quanto líquido contêm, re­velaram dois estudos. Amplos setores da população estão usando água subterrânea sem saber quando vão se esgotar, dizem os pesquisadores de um estudo publicado na revista científica Water Resources Rese­arch no dia 16 de junho.

- Os métodos físicos e químicos de medição que existem hoje são simplesmente insuficientes - decla­rou o professor da Universidade da Califórnia em Ir­vine Jay Famiglietti, principal investigador do estudo.

- Dada a velocidade com que estamos consu­mindo água de reservas subterrâneas, precisamos coordenar um esforço global para determinar quan­ta água é -afirmou Famiglietti, que também trabalha como especialista em investigação sobre a água no Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa.

Os cientistas advertiram que a situação irá se in­tensificar com a mudança climática e o crescimento da população.

De acordo com o segundo estudo, não é possível determinar o volume total de água subterrânea re­manescente no mundo e as estimativas dos diferentes cientistas diferem sobre os anos restantes “até chegar à exaustão”.

- Estamos tentando ativar um alerta agora para mostrar onde uma gestão ativa hoje poderá proteger vidas e o sustento da população no futuro - ressaltou Alexandra Richey, principal autora dos dois estudos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir