Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

10 de julho de 2015

A informação em saúde em tempos de internet

Renata
Nunca o acesso a informações em saúde esteve tão facilitado como nos dias atuais. Basta um clique e qualquer pessoa pode encaixar seus sintomas em um dos diversos diagnósticos disponíveis na internet; pode também receber, instantaneamente, informações acerca de tratamentos, prevenção, medicamentos e as chamadas curas alternativas.
Mas é preciso estar atento ao tipo de conteúdo que se pesquisa, ou seja, se as informações online baseiam-se em fontes confiáveis, embasadas em pesquisas científicas e não em sensacionalismos ou tendências da indústria.
O acesso a informações confiáveis pode ser feito em páginas de órgãos ou instituições oficiais e/ou reconhecidas ou ainda em páginas que baseiam suas publicações nestas organizações. Se usada com cautela e como ferramenta auxiliar, a internet possibilita a obtenção de conteúdos atualizados, além do contato globalizado de experiências inerentes ao processo de tratamento de pacientes que possuem a mesma doença.
É importante ressaltar que nada, em tempo algum, substituirá o contato entre paciente e profissional da área da saúde. Pois informação apenas torna-se conhecimento quando é analisada criticamente e adequada à realidade, objetiva ou subjetiva, de cada um de nós. E o que torna um profissional de saúde "o melhor" é justamente sua capacidade de compreender um problema clínico, não em relação a um órgão isolado ou a uma estatística, mas sim em relação ao ser humano em sua complexa totalidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir