Sábado, 28 de Maio de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
18°
14°
15°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Colunista e Opinião

A informação em saúde em tempos de internet

10.07.2015 15h47  /  Postado por: upside

Renata
Nunca o acesso a informações em saúde esteve tão facilitado como nos dias atuais. Basta um clique e qualquer pessoa pode encaixar seus sintomas em um dos diversos diagnósticos disponíveis na internet; pode também receber, instantaneamente, informações acerca de tratamentos, prevenção, medicamentos e as chamadas curas alternativas.
Mas é preciso estar atento ao tipo de conteúdo que se pesquisa, ou seja, se as informações online baseiam-se em fontes confiáveis, embasadas em pesquisas científicas e não em sensacionalismos ou tendências da indústria.
O acesso a informações confiáveis pode ser feito em páginas de órgãos ou instituições oficiais e/ou reconhecidas ou ainda em páginas que baseiam suas publicações nestas organizações. Se usada com cautela e como ferramenta auxiliar, a internet possibilita a obtenção de conteúdos atualizados, além do contato globalizado de experiências inerentes ao processo de tratamento de pacientes que possuem a mesma doença.
É importante ressaltar que nada, em tempo algum, substituirá o contato entre paciente e profissional da área da saúde. Pois informação apenas torna-se conhecimento quando é analisada criticamente e adequada à realidade, objetiva ou subjetiva, de cada um de nós. E o que torna um profissional de saúde “o melhor” é justamente sua capacidade de compreender um problema clínico, não em relação a um órgão isolado ou a uma estatística, mas sim em relação ao ser humano em sua complexa totalidade.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir