Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

17 de julho de 2015

Cotrijal e Syngenta premiam produção recorde de soja

Nei Mânica acompanhou o associado na entrega do prêmio
Nei Mânica acompanhou o associado na entrega do prêmio

O Concurso de Produtividade Integrada (PIN) Cotrijal Syngenta mostrou que a combinação de soluções integradas de produtos com assistência técnica especializada dá certo. O vencedor foi o produtor Valdir Maldaner, de Cruz Alta, que colheu, na safra 2014/2015, a média de 91,55 sacas de soja por hectare.
Na área de atuação da cooperativa, a média dos 26 produtores participantes no PIN Cotrijal Syngenta foi de 74,5 sacas por hectare. Os excelentes resultados obtidos foram celebrados durante evento, no último final de semana, na Bahia, com a presença do presidente da cooperativa, Nei César Mânica. O prêmio para o produtor e técnico era uma viagem de quatro dias, com direito a acompanhante, para a Praia do Forte.
- A Cotrijal faz um trabalho muito forte na parte de assistência técnica ao produtor. É um orgulho ver que o nosso associado supera a média de produtividade do Estado em grãos. O concurso mostra que é possível obter resultados ainda melhores na soja unindo tecnologia, biotecnologia e parcerias importantes. Temos certeza que na safra 2015/2016 os resultados serão ainda melhores - ressaltou Mânica.
Conforme os RTVs da Syngenta, Gustavo Trindade e Juliano Tiago Recalcatti, o PIN tem por objetivo mostrar ao produtor que é possível alcançar altas produtividades, chegar aos 100 sacas por hectare combinando solução tecnológica com assistência de qualidade. Os Top 5 de produtividade do concurso atingiram 83,2 sacas por hectare – 35 sacas a mais do que a média geral de produtividade no Rio Grande do Sul, que foi de 48 sacas.

Novos concursos

Devido aos excelentes resultados obtidos na soja, a Cotrijal e a Syngenta resolveram estender a iniciativa para outras culturas como o trigo. Associados interessados em participar do concurso PIN Trigold ou da 2ª edição do PIN Syngenta Cotrijal, que vai avaliar a produtividade de soja safra 2015/2016, devem procurar o Detec da sua unidade.

Os vencedores
Líder da maior produtividade de soja, o produtor Valdir Maldaner, de Cruz Alta, colheu 91,55 sacas de soja utilizando a variedade VTOP e o portfólio de defensivos da Syngenta, que faz parte da solução integrada. O associado da cooperativa é atendido pelo agrônomo da Cotrijal Givago Souza Borghetti, de Lagoa dos Três Cantos.
- Sem a assistência da Cotrijal e essa solução integrada a gente não conseguiria colher esta soja recorde - festejou.
Em segundo lugar, com 87,5 sacas por hectare, ficou o produtor Airton Scortegagna, de Esmeralda, que é atendido pelo agrônomo Maicon Diego Heckler. Em terceiro, o produtor Aldoir Hammel, de Saldanha Marinho, assistido pelo agrônomo André Vinício Scharlau, com 80,8 sacas por hectare.

O anúncio dos vencedores foi feito durante jantar promovido, em junho, pela Syngenta, na Associação dos Funcionários da Cotrijal (AFC), e que contou com a presença dos produtores participantes da plataforma.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir