Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

24 de julho de 2015

Oscilação da energia causa danos a eletrônicos e linhas telefônicas

Como consequência da oscilação e das contínuas quedas de energia elétrica, um grande número de equipamentos eletrônicos, linhas de telefone e internet foram danificadas em empresas e residências da cidade de Não-Me-Toque. O fato ocorreu no dia 13 de julho, uma segunda-feira, durante a manhã e a tarde. Um dos motivos foi o contato entre fios de alta tensão da rede elétrica e telefone na Rua Coronel Alberto Schmitt, em um dia de chuvas torrenciais.
O entrelaço dos fios ocasionaram quedas sucessivas de luz e descargas elétricas. Funcionários da Farmácia Agafarma - localizado próximo o ocorrido - informaram que perderam temporariamente o acesso a internet e a linha telefônica.
A alternância de potência de energia trouxe prejuízo à empresa Choks Foto e Vídeo. As sequenciais quedas de energia danificaram o laser do laboratório, obrigando a empresa a chamar a assistência. Como a autorizada para a máquina vem da cidade de São Paulo, a empresa permaneceu dez dias impossibilitada de utilizar o laboratório de impressão de fotos.
Os estragos também chegaram ao Hospital Notre Dame Júlia Billiart, ocasionando nos períodos de oscilação, queda e volta da luz, a queima da placa do elevador, dois nobreaks e a central de telefones. Ontem, 13 dias depois, os telefones voltaram a funcionar normalmente. A Farmácia Santa Júlia, outra prejudicada, ainda aguarda o restabelecimento da linha telefônica e fax, tendo pedidos protocolados na empresa Oi desde o dia da ocorrência.
Semelhante à farmácia está a Delegacia de Polícia, que teve a central de telefone queimada. A Escola Opportunity teve mais sorte coma a linha de telefone, o serviço foi restabelecido na sexta-feira (16).
Segundo a funcionária da uma loja de consertos de eletrônicos - AF Eletrônica -, desde o dia 13 de julho, até o dia 18, chegaram uma media de três clientes por dia com televisores e aparelhos eletrônicos para conserto. Os equipamentos chegavam com peças queimadas devido às altas oscilações de voltagem da energia simplesmente por estarem conectados na tomada. Consertos de telefone sem fio também tiveram aumento na demanda da loja.
Direito do consumidor
Diante de danos causados em equipamentos elétricos em razão de perturbação elétrica, o consumidor pode ser ressarcido. Existem inúmeras resoluções da Aneel que estabelece reparos a danos a equipamentos elétricos para o consumidor. Uma destas é através da via administrativa, adotando o procedimento disposto na Resolução Normativa nº 61 da Aneel.
Segundo o Jonas Daniel Ercego, a normativa estabelece disposições relativas ao ressarcimento de danos elétricos em equipamentos. Quando o consumidor não for atendido administrativamente, pode recorrer à Justiça.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir