Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
31°
18°
20°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Destaques

Projeto Coprel Ecologia mobiliza agricultores e prefeituras para a preservação ambiental

18.08.2015 13h48  /  Postado por: upside

O evento oficial de distribuição de mudas do Projeto Coprel Ecologia, realizado anualmente pela Coprel, reuniu representantes de 24 municípios na sexta-feira, dia 7 de agosto, na sede da cooperativa, em Ibirubá. Na oportunidade, foram divulgados os números do projeto e entregue a premiação da campanha de incentivo que reconhece os cinco agricultores e cinco prefeituras com melhor desempenho no projeto.

O Projeto Coprel Ecologia visa a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) com o plantio de árvores nativas. A Coprel distribui as mudas de árvores e também estacas de madeira (necessárias para melhor fixação e desenvolvimento após o plantio) para as prefeituras, que através das secretarias de meio ambiente, orientam os agricultores interessados no plantio.

O grande diferencial do projeto está na avaliação que é realizada anualmente após o plantio, e na participação voluntária dos agricultores. Engenheiros florestais fazem vistorias em todos os municípios participantes, avaliando o plantio e a sobrevivência das mudas plantadas nas propriedades. Os agricultores realizam o plantio e cuidado de forma voluntária, recuperando as APPs. No último plantio, o índice de sobrevivência das mudas foi de 91,34%, o que coloca o Coprel Ecologia como projeto de destaque na área ambiental no Estado.

Coprel premiou destaque de 2014 e distribuiu mais 40 mil mudas para 24 municípios

Coprel premiou destaque de 2014 e distribuiu mais 40 mil mudas para 24 municípios

O trabalho anual de planejamento, execução e avaliação de todo o processo de plantio resulta em excelentes números.
– Em 11 anos do projeto Coprel Ecologia, já foram plantadas 300 mil árvores nativas, o que corresponde a 300 hectares reflorestados. A iniciativa está consolidada como uma grande contribuição da Coprel, das prefeituras, e principalmente dos agricultores, com o meio ambiente – salienta o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello. Neste ano, serão distribuídas 40 mil mudas para 24 municípios.

Para participar do Coprel Ecologia, é necessário contatar com uma das prefeituras participantes (a lista completa está no portal www.coprel.com.br). A indicação é que se faça o plantio em áreas de preservação permanente, seguindo as instruções de plantio fornecidas pelas prefeituras. Prefeituras e agricultores destaque no Coprel Ecologia
Prefeituras: David Canabarro, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro Saldanha Marinho e Selbach.
Agricultores: Aldino Oberherr e Clovis Bourcheid (Selbach); Luis Carlos Lussi (Soledade) Luis Roberto Schuster (Santo Antônio do Planalto) e Romeu de Cezaro (David Canabarro).

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.