Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

4 de setembro de 2015

Crise Financeira ameaça hospitais de pequeno porte

O Secretário de Saúde Marco Costa participou, no dia 28 de agosto, juntamente com prefeitos e secretários de Saúde de uma reunião na Famurs para debater a situação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) frente aos cortes nos repasses do Governo Estadual. Hospitais com até 50 leitos estão sendo atingidos pela crise financeira do Estado. Sem receber auxílio desde agosto de 2014 as 125 unidades do Rio Grande do Sul ameaçam fechar as portas. A estimativa é que nos últimos 12 meses R$ 30 milhões do Incentivo de Cofinanciamento da Assistência Hospitalar deixaram de ser repassados aos municípios.

Segundo o presidente da comissão de municípios com HPPs e prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, o fechamento dessas estruturas contraria o princípio de descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS). A manutenção dos HPPs em municípios do interior reduz o serviço de ambulânciaterapia, diminui os custos com transporte de pacientes, humaniza o atendimento médico, reduz as filas de espera em grandes hospitais e garante a permanência de médicos em pequenas cidades.

Secretário de Saúde de Não-Me-Toque defendeu apoio aos hospitais beneficia população
Secretário de Saúde de Não-Me-Toque defendeu apoio aos hospitais beneficia população

Após os debates, um grupo de prefeitos reuniu-se com o governador José Ivo Sartori e com o secretário de Saúde do RS, João Gabbardo, para pleitear a retomada do incentivo estadual aos municípios para a manutenção dos hospitais de pequeno porte.

O grupo entregou ao governador uma proposta para evitar o fechamento dos HPPs. O Estado reconheceu uma dívida de R$ 6 milhões e prometeu quitar os atrasos até o final deste ano.
Não-Me-Toque possui dois hospitais de pequeno porte que além do atendimento prestado a comunidade, atendem municípios vizinhos.

- Saímos satisfeitos deste encontro que contou com a participação de 76 municípios gaúchos. Vamos continuar o diálogo com o Governo do Estado para que as dívidas com a área da saúde sejam quitadas, evitando assim prejuízos aos municípios e principalmente aos usuários do sistema de saúde – comentou o secretário Marco Costa.
foto

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir