Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

15 de setembro de 2015

Chama da tradição arde em Não-Me-Toque

Abertura oficial na sede do CTG Galpão Amigo reuniu autoridades e tradicionalistas
Abertura oficial na sede do CTG Galpão Amigo reuniu autoridades e tradicionalistas

Vivido com intensidade todos os dias do ano em Não-Me-Toque, o tradicionalismo tem seu ponto alto no mês de setembro, quando é comemorado do Dia do Gaúcho e reverenciado os costumes e a história que começaram a ser resgatados no dia 7 de setembro de 1947, quando, no momento de extinguir o fogo simbólico na Pira da Pátria, oito estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, liderados por Paixão Cortes, aproximaram-se da Pira e acenderam a primeira Chama Crioula. Esta centelha deu início ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, há 68 anos.

Os Festejos Farroupilhas iniciaram oficialmente em NMT no sábado (12). As 15h, no Cemitério de Linha Gramado, autoridades e tradicionalistas acenderam a centelha da chama municipal, no túmulo de Arlindo Jannes de Quadros, escolhido para ser o patrono dos festejos pelo CTG Galpão Amigo. O ato contou com a participação de familiares e grande número de amigos. Para trazer a chama, um grupo de 30 cavalarianos, partiu pela manhã e aguardou para carregar a chama até a sede do CTG, onde às 18 horas ocorreu a abertura oficial.
A prefeita Teodora Lütkemeyer, com sua equipe de governo, e o presidente da Câmara de Vereadores, se colocaram ao lado do patrão do Galpão Amigo, Clézio Goettems, para todos os atos da programação. A fusão das centelhas do Fogo Simbólico da Pátria, que presta homenagem aos 150 anos de nascimento do poeta Olavo Bilac; da Chama Crioula do Estado, que presta homenagem ao padre Amadeu Canellas; e da Chama Crioula Municipal, deu origem à Chama Crioula dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque que prosseguem até 20 de setembro.
Clézio Goettems destacou a intenção do CTG em prestar reconhecimento a um de seus fundadores e agradeceu à família de João Osmar de Quadros pela participação.
O comandante da Brigada Militar, que é parceira na realização dos Festejos Farroupilhas junto com o CTG e a Secretaria Municipal da Educação Cultura e Desporto, referiu-se à personalidade aguerrida do gaúcho.
- Este povo que já enfrentou guerras, há de vencer também esse momento difícil que vive o Estado e trazer de volta o crescimento, sem fazer esmorecer o sentimento de ser gaúcho, assim como viveu o homenageado. Enfrentando de cabeça erguida os percalços da vida – manifestou o tenente João Roberto Cardoso.
Para o presidente do Legislativo Municipal, vereador Ibanez de Quadros, a vida de homens como Arlindo de Quadros dá orgulho aos seus familiares e amigos, pelo que construíram em vida e pelos exemplos que deixaram.
- É muito bonito o que o CTG Galpão Amigo faz em homenagear pessoas que, mesmo na simplicidade, ajudaram a transformar a comunidade onde viveram – afirmou Ibanez.
Falando em nome da família do homenageado, Jorge Celito Zuffo, vice-coordenador da 7ª Região Tradicionalista, lembrou que o conheceu ainda menino, quando junto com sua mãe, Hilda Zuffo, Arlindo de Quadros batalhou para fundar a Apae batendo de porta em porta, mas não ficou aí seu legado.
- Foi com Seu Arlindinho de Quadros, assim nós o chamávamos, que aprendi minhas primeiras lições sobre cavalo e encilha. Sua família se sente muito honrada em poder fazer parte dos Festejos Farroupilhas e lembrar de seu pai – destacou Celito Zuffo.
A participação ativa do homenageado na comunidade – fundador da Apae, presidente da suacomunidade, fundador do Sindicato dos Trabalhadores, sócio-fundador da Cotrijal e fundador do CTG Galpão Amigo, além de ter fundado uma escola - foi abordada pela prefeita Teodora Lütkemeyer que reconheceu sua importância como cidadão.
- Cidadãos como seu Arlindo Jannes de Quadros são indispensáveis fazem a diferença numa sociedade. Estamos aqui para agradecer todas as suas ações positivas que resultaram em obras transformadoras para nosso município – manifestou Teodora.
A solenidade de abertura ocorreu em frente ao CTG, com participação dos cavaleiros que trouxeram a chama desde Linha Gramado, de secretários e assessores do Governo Municipal e tradicionalistas de todas as idades, além de familiares e amigos do homenageado, que participaram do Culto Crioulo celebrado no local e do jantar.

PROGRAMAÇÃO

A programação prossegue durante a semana com Café de Chaleira no Galpão do CTG na Praça Dr. Otto Schmiedt e hasteamento das bandeiras às 8h, até sábado, dia 19.
Na terça-feira (15), tem jantar típico com fandango. A animação é do grupo Alma Gaúcha e o prato é costelão (R$30,00 o cartão).
Na sexta-feira(18), tem jantar (matambre) e apresentação da Invernada Artística, ambos na sede do CTG.
No domingo, dia 20 de setembro, ocorre o Desfile Farroupilha, com início às 10h, com caminhões trazendo os subtemas do Campeirismo Gaúcho e cavalarianos.
A expectativa é de que seja um grande desfile, considerando que poucas cidades estão realizando com a participação de cavalos.

Fusão das centelhas do Patrono local, Fogo Simbólico da Pátria e Chama Crioula do Estado deu origem à Chama Crioula dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque
Fusão das centelhas do Patrono local, Fogo Simbólico da Pátria e Chama Crioula do Estado deu origem à Chama Crioula dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque
A Chama do homenageado Arlindo Jannes e Quadros  foi acesa no Cemitério da Linha Gramado na presença de familiares, autoridades e tradicionalistas
A Chama do homenageado Arlindo Jannes e Quadros foi acesa no Cemitério da Linha Gramado na presença de familiares, autoridades e tradicionalistas
Piquete de cavaleiros trouxe a chama de Linha Gramado até a sede do CTG
Piquete de cavaleiros trouxe a chama de Linha Gramado até a sede do CTG

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir