Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

2 de outubro de 2015

Assembleia debate políticas públicas e o papel do Estado no combate à drogadição

Portal 6
Vereador Kexinho ao lado do presidente da Assembleia Legislativa Edson Brum no Fórum dos Grandes Debates

No primeiro painel da 5ª edição do Fórum dos Grandes Debates, que se realiza ao longo de segunda-feira (28), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, com o tema  “A luta contra a drogadição”,  os secretários de Estado da Segurança Pública, de Justiça e Direitos Humanos e de Saúde debateram o tema “Políticas Públicas - O papel do nosso Estado”.
O secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini, disse que as drogas se tornaram o maior problema para a segurança pública, em virtude dos crimes conexos.
- Somente regrediram nesta pandemia quando colocaram leis mais rígidas - explicou o secretário ao enumerar países que decidiram implementar leis mais restritivas ao uso de drogas em seus territórios.
Estudo da Secretaria de Segurança, realizado de janeiro a abril de 2015, constatou que 62% dos homicídios no estado estão relacionados ao consumo de drogas.
Foi a Portaria 3.088, de 23 de dezembro de 2011, que instituiu a Rede Psicossocial e institucionalizou a contratação de vagas, o que tornou as CTs parceiras da saúde pública no enfrentamento da drogadição. São 10 mil leitos através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, com recursos da União e do Funade.
O vereador Kexinho, que é idealizador do projeto “Não Jogue com a Vida” realizado anualmente em NMT, representou a Câmara de Vereadores a convite do presidente da Assembleia Legislativa Edson Brum. De acordo com o vereador, a Portaria 3.088, de 23 de dezembro de 2011,  instituiu a Rede Psicossocial e institucionalizou a contratação de vagas, o que tornou as Comunidades Terapêuticas parceiras da saúde pública no enfrentamento da drogadição. São 10 mil leitos através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, com recursos da União e do Funade.
- Um dos objetivos do Fórum é levar o debate para o interior em varias regiões do Estado ainda este ano, tentaremos trazer para NMT – comentou Kexinho.
Uma das novidades foi a apresentação do aplicativo que mostra a localização das clínicas de recuperação de dependentes financiadas pelo Estado.
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2012, da Organização das Nações Unidas (ONU), há 243 milhões de usuários de drogas ilícitas no mundo. Destes, 27 milhões são considerados usuários problemáticos por desenvolver dependência ou distúrbios associados ao consumo de substâncias psicoativas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir