Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

2 de outubro de 2015

Projeto busca melhorar desempenho escolar

Portal 7
Projeto iniciou com diagnóstico nas escolas

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto busca conhecer as dificuldades enfrentadas pelas Escolas Municipais para propor intervenções.
“Me imagino no futuro sendo / fazendo?” Essa pergunta foi realizada aos Estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, sendo que a maioria deles apresentou dúvidas para responde-la. Tal dado demonstra a falta de perspectiva dos jovens frente ao seu futuro.
A ausência de sonhos e de projeção de futuro dos alunos pode ser uma das causas apontadas pelos professores pela falta de atenção, comprometimento escolar e respeito em sala de aula, culminando no baixo rendimento dos alunos.
Motivadas pelo desejo de abraçar o desafio proposto pela secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Scholze Blau, a assistente social Fabiane Regina Galvagni e a psicóloga Paula Lazzari Quadros aceitaram diagnosticar a realidade da Educação Municipal, através da execução de um projeto.
Foi assim que, no mês de abril desse ano, nasceu o Projeto Conhecendo a Dinâmica Escolar desenvolvido com o apoio da secretária Griselda Blau e da secretária adjunta Nilse Fraporti Johann. Juntas com as duas profissionais técnicas – psicóloga e assistente social – visitaram todas as Escolas Municipais para escutar a equipe diretiva.
- O resultado dessas escutas revelou que a escola é o local onde são oferecidos os apoios que permitirão que o aluno se desenvolva saudavelmente. Porém, os professores percebem no cotidiano escolar inúmeras dificuldades, como de aprendizagem, defasagem idade-série, infrequência e evasão escolar, negligência familiar – abandono intelectual, conflitos familiares, dentre outros. Essas dificuldades fazem com que muitos alunos da Rede Municipal de Ensino possuam falta de perspectiva quanto ao seu futuro – explicou a assistente social Fabiane.
O Projeto vem sendo desenvolvido nas seis Escolas de Ensino Fundamental e nas quatro Escolas de Educação Infantil na Rede Municipal, sendo que a partir do diagnóstico, a equipe técnica elaborou propostas de trabalho específicas para cada realidade.
As profissionais começaram a intervir nas salas de aula no primeiro semestre, desenvolvendo atividades, no intuito de despertar a importância da formação escolar e da continuidade dos estudos, como preparação para o mercado de trabalho. Visto que, muitos alunos não entendiam a necessidade de aprender alguns conteúdos, não conheciam o concurso vestibular, nem os pré-requisitos para Bolsa de Estudo como o ProUni.
- O avanço do uso de drogas também foi percebido na escola, influenciando negativamente no comportamento de muitos alunos no ambiente escolar. Com isso, os estudantes da Rede Municipal, com faixa etária entre 6 e 18 anos, foram convidados a responder um questionário de pesquisa que oferecia opções objetivas para as diversas perguntas sobre o conhecimento e a experimentação das drogas. Os 1.128 participantes da pesquisa tiveram garantido o anonimato no questionário, o que facilitou a credibilidade do diagnóstico. – relatou a psicóloga Paula Lazzari Quadros.
Alguns casos recebem atendimento individualizado, para o aluno e sua família, em horário em que seus responsáveis possam comparecer sem prejuízo ao seu trabalho, quando empregados. A intervenção técnica abrange também visitas domiciliares e encaminhamentos aos demais serviços da Rede Pública, quando necessário.
A proposta da Secretaria da Educação é trabalhar as situações de conflito para tornar mais eficiente o espaço escolar, tanto para os trabalhadores da área quanto para os alunos.
De acordo com a assistente social Fabiane Regina Galvagni e a psicóloga Paula Lazzari Quadros, a vivência e convivência nas salas de aula são enriquecidas por experiências humanas diferenciadas. Para perceber tais aspectos se faz necessário um olhar específico, a interação e só então a intervenção. E é isso que vem sendo desenvolvido pelo Projeto Conhecendo a Dinâmica Escolar.

Portal 8

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir