Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

9 de novembro de 2015

Emater encerra curso de práticas integrativas em fitoterapia e homeopatia

Técnicos da Emater Ascar da Regional Ijuí e agentes voluntários de saúde de NMT participaram do curso
Técnicos da Emater Ascar da Regional Ijuí e agentes voluntários de saúde de NMT participaram do curso

O uso de plantas para tratar e prevenir problemas de saúde é uma prática milenar e há muito reconhecida pela ciência. Com tantos benefícios reconhecidos, cresce cada vez mais o interesse em difundir o conhecimento sobre essas plantas.
No Brasil, os fitoterápicos – produtos obtidos exclusivamente pelas matérias-primas ativas vegetais – são classificadas como medicamentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que aprovados em testes laboratoriais e em pesquisas com seres humanos.
No ano passado, a Anvisa passou a reconhecer também os fitoterápicos classificados como “produtos tradicionais”. Nesse caso, o registro pode ser feitos com base apenas em informações históricas, desde que haja, pelo menos, 30 anos de segurança e eficácia comprovada na literatura.
O assunto não é novo para a Emater Ascar/RS. Pelo menos em Não-Me-Toque onde o cultivo de plantas bioativas e a divulgação de seus benefícios encontra espaço dentro do Parque da Expodireto Cotrijal, há 16 anos.
Com o objetivo de instrumentalizar sua equipe técnica e agentes voluntárias de saúde de Não-Me-Toque, que já desenvolvem trabalho nesta área, a Emater realizou o curso Práticas Integrativas e Complementares em Fitoterapia e Homeopatia. O curso realizado na Casa da Família Rural, no Parque da Expodireto Cotrijal, teve quatro módulos, totalizou 32 horas, e encerrou no dia 28 de outubro.
A extensionista Silvana Canova, da Emater de Ijuí, coordenadora do curso, explicou que a atividade foi uma construção coletiva pensando na difusão das práticas, tomando por base o horto que conta com mais de 200 espécies.
O primeiro módulo, dia 7 de outubro, tratou da fitoterapia, conceitos, uso, identificação das plantas e legislação. O segundo módulo, dia 8, tratou das boas práticas de produção, agroecologia, plantio, propagação e manejo. No dia 27 foi desenvolvida a prática dos preparos das formulações (tinturas, xaropes, cremes, aromatizantes, sabonetes, etc.), com a participação de farmacêutica, bióloga, pedagoga e agrônomo. No último módulo, dia 28, o tema foi homeopatia – histórico, diferenciação e finalidade.
- Atualmente temos 71 plantas liberadas pela Anvisa que podem ser adotadas nos tratamentos pelo SUS. Nossa finalidade com esse curso é instrumentalizar para o manejo correto e dar reconhecimento às práticas caseiras. Este será nosso marco zero para a difusão destas práticas – afirmou Silvana Canova.
O coordenador do Centro de Treinamento, Celso Siebert, está articulando com a Cotrijal para oferecer o curso para os associados a partir da Expodireto 2016, quando o curso será apresentado oficialmente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir