Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

13 de novembro de 2015

Oferta de ensino em tempo integral busca qualificar o aprendizado

O compromisso de oferecer ensino de qualidade em um ambiente favorável a aprendizagem, formando jovens capacitados e preparados para prosseguir com os estudos e buscar a profissionalização está definido no Plano Municipal de Educação aprovado neste ano para os próximos 10 anos.

O planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Não-Me-Toque para proporcionar este ensino de qualidade contempla a implantação do turno integral para um mínimo de 50% dos alunos da Rede Municipal de Ensino até 2025.

O projeto piloto da SMECD que vem sendo trabalhado ao longo do ano foi apresentado à prefeita Teodora Lütkemeyer, ao presidente da Câmara de Vereadores Ibanez de Quadros, demais secretários municipais e vereadores na manhã de segunda-feira (9). Alguns pais de alunos da EMEF Ernesto João Cardoso se anteciparam e, por convite feito por vereadores da oposição ao Governo Municipal, compareceram na reunião.

De acordo com a secretária Griselda Blau, a equipe pedagógica da SMECD planejou iniciar a escola em tempo integral de forma progressiva, para dar tempo ao município de se estruturar em espaço físico, quadro de professores e orçamento.

- Escolhemos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso, do bairro Viau, porque recebeu investimentos no refeitório e já oferece almoço para as turmas de Educação Infantil mexe com a rotina de um menor número de alunos – informou Griselda.

A implantação do turno integral começa em 2016 gradativamente, para duas turmas de Jardim A, duas turmas de Jardim B e uma turma de 1º, 2º e 3º anos, com carga horária de no mínimo sete horas diárias, abrindo matrícula para um máximo de 25 alunos por turma, no período das 9h às 16h30. Os demais alunos serão matriculados em outras unidades escolares e terão transporte.

Secretária defendeu o projeto que visa reduzir a taxas alarmantes de reprovação no 3º ano
Secretária defendeu o projeto que visa reduzir a taxas alarmantes de reprovação no 3º ano

– A sociedade pensa no melhor para os pais quando busca vagas na escola, mas nós que cuidamos da educação precisamos pensar no que é melhor para as crianças. De acordo com avaliações das professoras que atuam nas unidades de educação infantil, o horário das 7h às 18h não é o mais confortável pedagogicamente para todas as crianças - explica a coordenadora Pedagógica Clenice Berghahn.

As mudanças sempre provocam reações e os pais que se anteciparam comparecendo à reunião, demonstraram insatisfação com o projeto, especialmente porque não querem que seus filhos sejam transferidos para outras escolas.

Gislene do Nascimento elogia o projeto turno integral e afirmou que os pais não são contra, mas ficaram revoltados porque a informação chegou pelas crianças.

- Não queremos que nossas crianças sejam colocadas em outros bairros. Nós vamos até o fim e não queremos turno integral pra nossa escola – afirmou a moradora do bairro Viau.

Após as manifestações foi constituída uma Comissão Representativa Escolar para tratar do assunto junto a SMECD, Administração Municipal e Câmara de Vereadores.A SMECD vai apresentar a proposta aos pais na próxima quarta-feira, dia 18 de novembro, às 19 horas, no auditório da Prefeitura.Segundo levantamento do Censo Escolar, em Não-Me-Toque a taxa de reprovação de alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental em 2013 foi de 29,3% e em 2014 de 17,10%, o que é preocupante e mostra que existe uma falha no sistema de aprendizagem atual.

 Levantamento do número de alunos  residentes no bairro da escola
Levantamento do número de alunos residentes no bairro da escola


Porque Implantar a Escola em Turno Integral

Com a ampliação do tempo na escola, os alunos receberão um acompanhamento mais próximo por parte dos educadores, e oferta de atividades curriculares obrigatórias.

O modelo atual distribui 800 horas anuais em um mínimo de 200 dias letivos, já a nova proposta proporcionará aos alunos 1.500 horas anuais, distribuídas também em um mínimo de 200 dias letivos.

O documento de contextualização do projeto estabelece que a Escola em Tempo Integral não pode ser apenas um acúmulo de turnos de trabalho. Para desenvolver uma educação integral é preciso que a escola tenha um Projeto Político Pedagógico com intenção de desenvolver uma educação articulando o trabalho desenvolvido em cada um dos turnos, bem como ter metas e objetivos claros quanto à aprendizagem, a alfabetização no ciclo do 1º ao 3º ano, buscando a redução do abandono escolar e a distorção idade/série.

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir