Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Ensolarado
25°
12°
24°C
Não-Me-Toque/RS
Ensolarado
Agronegócios

Roster projeta investimentos em nova unidade

23.11.2015 11h26  /  Postado por: upside

Indústria adquire área para iniciar construção da fábrica às margens da RS 142 em 2016

Edegar Estery e César Schultz, coordenador comercial, diante do vagão misturador Rostermix 4.0 apresentada na Expo Não-Me-Toque

Edegar Estery e César Schultz, coordenador comercial, diante do vagão misturador Rostermix 4.0 apresentada na Expo Não-Me-Toque

O ano de 2015 vai encerrar de forma marcante para a Roster. A indústria metalmecânica fundada há 28 anos como uma oficina de equipamentos agrícolas por Edegar Estery, iniciou o ano em processo de sucessão na gestão e encerra com a decisão de investir no crescimento.

– Eu criei a empresa que chegou até aqui com uma identidade no mercado e decidi que era a hora de ocorrer a transição, porque sou muito mais operacional e vi na minha filha Silviane o potencial para trazer um novo dinamismo, o entusiasmo capaz de enfrentar esta nova realidade que requer planejamento, estratégia e agilidade – comentou Edegar Estery.
Para o empresário, não faltam exemplos de sucesso de empresa familiar em Não-Me-Toque e é nessas empresas que se inspira, convicto que a Roster tem um futuro promissor.
– Nossa cidade é pequena, mas é polo de tecnologia e referência no setor de máquinas agrícolas, o que abre um campo para quem tem um bom produto e estiver preparado para conquistar o mercado, e é esse caminho que estamos trilhando – observa Estery.
A advogada Silviane Estery, que acompanha o pai na empresa desde os 13 anos de idade, em janeiro de 2014 deixou de advogar para abraçar o desafio de assumir o comando da Roster, que ocorreu efetivamente em janeiro deste ano. No entanto, o pai não se desliga da empresa, permanece junto com a esposa Loraci de Arruda Estery no Conselho, oferecendo conhecimento e experiência.
– Foram 40 anos de trabalho e ele decidiu que era o momento de encaminhar a sucessão, porque vê a empresa como da família, não sua apenas. Eu o admiro pela coragem de decidir que pode ser substituído e entregar a gestão com o objetivo de que a empresa continue crescendo – analisa a diretora.
Para o processo de transição dar certo, a empresa vem se apoiando em consultorias que ajudam dar diretrizes e também respaldar as naturais mudanças da nova gestão, contornando as arestas dos conflitos que são naturais.
Investimentos
Desde o ano de 2012, quando a direção definiu deixar de prestar serviço de oficina e direcionar todo o foco para a indústria, a empresa começou a sentir falta de espaço para a linha de montagem, armazenagem de matéria prima e para a produção. Instalada em 2.800 m² de área construída já ocupa um total de 4 mil m² com as áreas locadas.
– Em busca de uma área para construir nos deparamos com o fato de Não-Me-Toque não estar preparado para o desenvolvimento industrial, um dos motivos é a valorização das áreas destinadas às lavouras e a falta de interesse na venda, o que valoriza ainda mais os terrenos – comenta Silviane Estery.

Desde janeiro deste ano Silviane Estery está no comando  da gestão da empresa

Desde janeiro deste ano Silviane Estery está no comando
da gestão da empresa

A compra dos 3,8 hectares na RS 142 passou por um entrave, já que inicialmente o proprietário Valter Bürgel tinha um projeto de loteamento habitacional para a área. A busca por outra área levou-os até a cogitar a possibilidade de mudar para outra cidade.
De acordo com a diretora, a empresa pesquisou áreas em Passo Fundo e até no Paraná. Nos últimos dias estava 90% acertada com Carazinho, quando a mudança da lei municipal definindo zonas industriais e habitacionais restabeleceu a possibilidade de negociação com Valter Bürgel, e o negócio se efetivou no último mês de outubro.
– Nosso desejo sempre foi ficar em Não-Me-Toque. O negócio foi facilitado pelo valor pedido pela área e porque Edegar Estery se desfez de uma herança e decidiu capitalizar na empresa. Foi uma grande conquista e somos muito gratos ao Seu Valter Bürgel pelo sua contribuição ao desenvolvimento do município – afirma Silviane.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.