Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

23 de novembro de 2015

Roster projeta investimentos em nova unidade

Indústria adquire área para iniciar construção da fábrica às margens da RS 142 em 2016

Edegar Estery e César Schultz, coordenador comercial, diante do vagão misturador Rostermix 4.0 apresentada na Expo Não-Me-Toque
Edegar Estery e César Schultz, coordenador comercial, diante do vagão misturador Rostermix 4.0 apresentada na Expo Não-Me-Toque

O ano de 2015 vai encerrar de forma marcante para a Roster. A indústria metalmecânica fundada há 28 anos como uma oficina de equipamentos agrícolas por Edegar Estery, iniciou o ano em processo de sucessão na gestão e encerra com a decisão de investir no crescimento.

- Eu criei a empresa que chegou até aqui com uma identidade no mercado e decidi que era a hora de ocorrer a transição, porque sou muito mais operacional e vi na minha filha Silviane o potencial para trazer um novo dinamismo, o entusiasmo capaz de enfrentar esta nova realidade que requer planejamento, estratégia e agilidade - comentou Edegar Estery.
Para o empresário, não faltam exemplos de sucesso de empresa familiar em Não-Me-Toque e é nessas empresas que se inspira, convicto que a Roster tem um futuro promissor.
- Nossa cidade é pequena, mas é polo de tecnologia e referência no setor de máquinas agrícolas, o que abre um campo para quem tem um bom produto e estiver preparado para conquistar o mercado, e é esse caminho que estamos trilhando – observa Estery.
A advogada Silviane Estery, que acompanha o pai na empresa desde os 13 anos de idade, em janeiro de 2014 deixou de advogar para abraçar o desafio de assumir o comando da Roster, que ocorreu efetivamente em janeiro deste ano. No entanto, o pai não se desliga da empresa, permanece junto com a esposa Loraci de Arruda Estery no Conselho, oferecendo conhecimento e experiência.
- Foram 40 anos de trabalho e ele decidiu que era o momento de encaminhar a sucessão, porque vê a empresa como da família, não sua apenas. Eu o admiro pela coragem de decidir que pode ser substituído e entregar a gestão com o objetivo de que a empresa continue crescendo – analisa a diretora.
Para o processo de transição dar certo, a empresa vem se apoiando em consultorias que ajudam dar diretrizes e também respaldar as naturais mudanças da nova gestão, contornando as arestas dos conflitos que são naturais.
Investimentos
Desde o ano de 2012, quando a direção definiu deixar de prestar serviço de oficina e direcionar todo o foco para a indústria, a empresa começou a sentir falta de espaço para a linha de montagem, armazenagem de matéria prima e para a produção. Instalada em 2.800 m² de área construída já ocupa um total de 4 mil m² com as áreas locadas.
- Em busca de uma área para construir nos deparamos com o fato de Não-Me-Toque não estar preparado para o desenvolvimento industrial, um dos motivos é a valorização das áreas destinadas às lavouras e a falta de interesse na venda, o que valoriza ainda mais os terrenos – comenta Silviane Estery.

Desde janeiro deste ano Silviane Estery está no comando  da gestão da empresa
Desde janeiro deste ano Silviane Estery está no comando
da gestão da empresa

A compra dos 3,8 hectares na RS 142 passou por um entrave, já que inicialmente o proprietário Valter Bürgel tinha um projeto de loteamento habitacional para a área. A busca por outra área levou-os até a cogitar a possibilidade de mudar para outra cidade.
De acordo com a diretora, a empresa pesquisou áreas em Passo Fundo e até no Paraná. Nos últimos dias estava 90% acertada com Carazinho, quando a mudança da lei municipal definindo zonas industriais e habitacionais restabeleceu a possibilidade de negociação com Valter Bürgel, e o negócio se efetivou no último mês de outubro.
- Nosso desejo sempre foi ficar em Não-Me-Toque. O negócio foi facilitado pelo valor pedido pela área e porque Edegar Estery se desfez de uma herança e decidiu capitalizar na empresa. Foi uma grande conquista e somos muito gratos ao Seu Valter Bürgel pelo sua contribuição ao desenvolvimento do município – afirma Silviane.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir