Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

8 de dezembro de 2015

Previsão Climática prevê dois períodos de chuvas acima da média em dezembro

Aumento na precipitação é ocasionado pela elevação na temperatura da superfície do mar
Aumento na precipitação é ocasionado pela elevação na temperatura da superfície do mar

O Centro de Operação da Rio Grande Energia (RGE), empresa do Grupo CPFL Energia, está com estratégias definidas para evitar eventuais problemas no fornecimento de energia elétrica por causa da previsão do aumento do volume de chuvas em dois períodos de dezembro. Todas as equipes de campo estão em alerta máximo entre os dias 10, 11, 12 e entre os dias 24, 25 e 26, quando são esperados temporais acompanhados de raios e rajadas de vento na área de concessão da RGE, especialmente no Norte Gaúcho.

De acordo com estudos encomendados pelo CO, há uma anomalia na temperatura da superfície do Oceano Pacífico, evidenciando a intensidade El Ninõ. Além da elevação da temperatura das águas na costa do Peru, Equador e Chile, entre a Argentina e o litoral Sul do Brasil também houve aumento na temperatura e por isso as frentes frias avançam sem bloqueio em direção do Rio Grande do Sul.

Se essas previsões se confirmarem, existe a possiblidade de elementos externos, como galho de árvores e placas, serem lançados sobre a rede elétrica da RGE pela força das rajadas de vento, interrompendo o fornecimento de energia elétrica. Nesses casos, é importante observar questões de segurança e manter-se afastado da rede elétrica e comunicar a RGE o mais rápido possível sobre eventuais problemas ou falhas.

Com objetivo de manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE estará mobilizada para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível. Por causa do volume de ocorrências, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. Entretanto, os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE problemas de falta de energia elétrica que são eles:

Pela internet: www.rge-rs.com.br
Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.

 

Dicas de Segurança

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:

  • Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
  • Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
  • Afaste-se de janelas e portas metálicas.
  • Evite os banhos nos momentos de tempestades.
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
  • Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir