Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

25 de janeiro de 2016

Moeda verde para quem dá destino correto aos resíduos

Projeto inovador para o meio ambiente aguarda decreto regulatório para ser implantado. O Departamento de Meio Ambiente de Não-Me-Toque planejou iniciar este ano o projeto “Moeda Verde” que tem como principal objetivo eliminar o descarte irregular de resíduos. Produtos eletrônicos, móveis, vasilhame e pneus deixados pelos moradores nos locais proibidos - à beira das estradas do interior e em terrenos baldios, por exemplo - motivaram a implantação do projeto. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivan César Machry, informou que a iniciativa surgiu devido ao constante abandono de resíduos.

Projeto que aguarda publicação é mais uma iniciativa para inibir o descarte ilegal
Projeto que aguarda publicação é mais uma iniciativa para inibir o descarte ilegal

- O Moeda Verde foi criado para incentivar a população a deixar a cidade mais limpa – sintetizou o secretário.

O projeto do Executivo que foi aprovado no mês de dezembro pela Câmara de Vereadores, abre oportunidade para adesão de empresas parceiras que serão pontos oficiais de coleta dos resíduos - que não aceitarão o lixo doméstico. E a Administração contratará empresas que encaminharão os resíduos coletados ao destino correto.

O cidadão que colaborar com o “Moeda Verde” ganhará uma cautela para marcar os pontos que darão direito à moeda verde. Com a moeda (espécie de cupom) a pessoa poderá fazer compras na Feira do Produtor.O produtor que receber a moeda verde será ressarcido com direito de retirar o dinheiro na tesouraria da Prefeitura.

Lixo jogado pela própria população encontrado com frequência nas estradas do interior
Lixo jogado pela própria população encontrado com frequência nas estradas do interior

- Com o projeto motivaremos a conscientização e a limpeza da cidade, a valorização do meio ambiente, bem como fomentar a comercialização dos produtos na feira do produtor – resumiu.

Ivan Machry informou também que as empresas parceiras receberão o Selo Verde, que é a distinção mais importante no município pela Secretaria de Meio Ambiente, certificando que colaboram legalmente no processo e destino correto dos resíduos.

- Temos a preocupação com o meio ambiente e a consciência de que não podemos esperar mais. Não-Me-Toque sai na frente para que o meio ambiente mais uma vez, não pague a conta – completou.

Equipe do Departamento de Meio Ambiente planeja implantar o projeto Moeda Verde ainda este ano
Equipe de trabalho do Meio Ambiente está à frente no projeto Moeda Verde que tentará diminuir o abandono de resíduos

Moeda Verde poderá ficar para 2017
O Moeda Verde poderia estar funcionando, mas de acordo com a secretária de Administração e Planejamento, Noeli Machry, trata-se de um beneficio à população que poderá gerar outras formas de interpretação no ano eleitoral. Por isso, a Administração aguarda parecer da assessoria jurídica e administrativa da Delegação das Prefeituras Municipais (DPM).

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir