Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

29 de janeiro de 2016

Silvana Covatti será primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do RS

A deputada Silvana Covatti (PP) assume como presidente do Parlamento rio-grandense no dia 3 de fevereiro, quando acontece a Sessão Solene de eleição e posse da Mesa Diretora para o período 2016/2017 da 54ª Legislatura. Na oportunidade, também serão empossados os demais deputados que farão parte do colegiado diretivo da Assembleia Legislativa. A cerimônia está marcada para as 14h, no Plenário 20 de Setembro. Silvana será a primeira mulher a ocupar o cargo nos 180 anos de história do Parlamento gaúcho.

Silvana Covatti primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa
Silvana Covatti primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa

Conforme a programação, elaborada pelo cerimonial do Palácio Farroupilha, às 13h acontece a recepção às principais autoridades e familiares, na sala da presidência, no segundo andar, por parte do atual  presidente, deputado Edson Brum (PMDB) e deputada Silvana Covatti. Os demais convidados serão encaminhados ao plenário. Quando este alcançar ocupação máxima, será utilizado o Teatro Dante Barone, onde convidados poderão acompanhar o evento em um telão.

Após eleita e empossada, a deputada Silvana Covatti assume a direção dos trabalhos e, imediatamente, manifesta-se em pronunciamento da tribuna. A presidente atenderá à imprensa no Salão Júlio de Castilhos, em entrevista coletiva. Depois, desloca-se ao Vestíbulo Nobre, onde receberá os cumprimentos.
Um grande púbico está sendo aguardado para prestigiar a posse da deputada. Em Não-Me-Toque, Charles Morais organiza o grupo que vai prestigiar a posse (contatos pelo 9104-4269).

Tragetória

Deputada Silvana Covatti
Deputada Silvana Covatti

Silvana Franciscatto Covatti nasceu em Frederico Westphalen, em 8 de dezembro de 1963. Antes de conquistar o primeiro mandato, atuou durante mais de vinte anos ao lado do marido, Vilson Covatti, que também começou a carreira política em Frederico, começando como vereadora, tornando-se uma das mais importantes lideranças da política gaúcha.

Antes que se tornasse uma campeã de votos, Silvana se dedicou, como voluntária, aos bastidores da política durante 23 anos. Neste período, assumiu a presidência da Mulher Progressista do Estado. Concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa Gaúcha em 2006, quando foi eleita a parlamentar mais votada entre as mulheres, com 65.547 votos. Seu estilo, de estar sempre perto da comunidade, não mudou.

Em 2010, a deputada foi reconduzida ao cargo com 85.604 votos - a maior votação do legislativo gaúcho naquele ano. Nas últimas eleições estaduais, em 2014, superou mais uma vez sua própria votação com a conquista de 89.130 votos, sendo eleita a mais votada da bancada progressista no parlamento gaúcho.

Produção legislativa
Dentre as ações realizadas pela deputada Silvana, em 2015, estão os projetos de lei e propostas legislativas de sua autoria que tramita na Assembleia Legislativa:
PEC 239/2015, determina nível superior e prova de título para concurso público da Brigada Militar e Corpo Bombeiros.
PL 187 2013, institui o Programa “Mulher na Política”, dispondo sobre medidas de incentivo à participação feminina na política e dá outras providências.
PL 128 2014, dispõe sobre a participação do Estado do Rio Grande do Sul no Programa Minha Casa Minha Vida, estabelecendo regras equânimes na prestação de contas do Programa de Ações Habitacionais.
PL 260 2015, dispõe sobre a divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia maligna – câncer – pelos órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, mediante links ou interfaces de constatação e acesso.
Assessoria de Comunicação

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir