Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

16 de fevereiro de 2016

Palácio Piratini sedia lançamento da Expodireto Cotrijal 2016

Governador ofereceu o Salão Negrinho do Pastoreio para Expodireto Cotrijal receber a imprensa
Governador ofereceu o Salão Negrinho do Pastoreio para Expodireto Cotrijal receber a imprensa (Helaine GZ/A Folha)

 Com o cenário favorável para o setor agrícola em 2016 e o bom momento das culturas de verão, a Expodireto Cotrijal, de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque, torna-se uma excelente oportunidade para quem quer fazer negócio, tanto para as empresas quanto para os produtores. Esta foi a tônica das manifestações durante o lançamento oficial da feira, na segunda-feira (15), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, registrando o forte prestígio de lideranças políticas e do agronegócio, patrocinadores, imprensa e colaboradores. O governador José Ivo Sartori, além de abrir as portas do palácio Piratini, reafirmou seu apoio ao evento que traz otimismo ao Rio Grande do Sul. Sartori também deverá participar da abertura oficial da feira, no dia 7 de março.

O governador afirmou que a feira é uma expressão do Rio Grande que dá certo, expande e vai para a frente.

- Nós também achamos que a Expodireto já é um patrimônio dos gaúchos. Estou aqui para dar o exemplo de como o Estado acredita na Cotrijal e na feira que é uma das maiores vitrines do setor em inovação e tecnologia e otimismo - disse.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, pediu o apoio da imprensa para trazer o público, porque a Expodireto já provou que é capaz de motivar o produtor com seu palco de tecnologia e abundância de conhecimento disponibilizado em cada estande.

- Num momento onde só se fala em crise, a Cotrijal apresenta oportunidades para negócios e inovação tecnológica. Se repetirmos os resultados de 2015, vamos ficar bastante satisfeitos - afirmou otimista o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. Ele acredita também que a presença das maiores montadoras na feira, deve fazer toda a diferença na edição deste ano.

Mânica se embasou nos índices de produtividade para ressaltar a importância da feira no crescimento da produção agrícola e reforçou ainda que o uso de tecnologias somada à assistência tem contribuído para recordes nas lavouras atendidas pela cooperativa.

- Na soja, em 15 anos, tivemos um crescimento de produtividade de 40% em relação ao Estado. No milho, os resultados são ainda melhores. O produtor da Cotrijal colhe 50% a mais do que os demais. Isso é uso de tecnologia. É fruto de um trabalho constante da assistência e a Expodireto Cotrijal é a oportunidade para todos os produtores buscarem conhecimentos e novas tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade - frisou.

Durante lmoço servido no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, Nei César Mânica apresentou a feita para  as autoridades, expositores e patrocinadores
Durante almoço servido no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, Nei César Mânica apresentou a feita para as autoridades, expositores e patrocinadores (Foto Choks)

Ainda participaram da solenidade de lançamento, a presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputada Silvana Covatti; o secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; o secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen; e presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

 

Coletiva

Antes do almoço de lançamento, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, acompanhado do vice, Enio Schroeder, e do governador José Ivo Sartori, e do vice-governador atendeu a imprensa, no Salão Negrinho do Pastoreio.

Mânica destacou a importância da feira para o setor, apresentou a programação de eventos como 27º Fórum Nacional da Soja, 8º Fórum Nacional do Milho, 12º Fórum Estadual do Leite, 9º Fórum Florestal do RS, 7º Seminário da Agroindústria Familiar, Fórum Soja Brasil, Fórum Jovem Cooperativista, 5º Fórum Bioenergias, Troféu Brasil Expodireto, Prêmio Semente de Ouro, Jantar de Integração Internacional. Também falou de alguns dos assuntos que deverão ser debatidos durante o evento, como a criação de um seguro de custeio e seguro de renda, além de seminário sobre solos e água e discussões envolvendo a cultura do trigo.

 

A feira

A Expodireto Cotrijal, que é uma das principais feiras do agronegócio internacional, reúne mais de 530 expositores e deve movimentar neste ano os setores de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades.

Na edição passada, a feira atraiu mais de 230 mil visitantes e 530 expositores. Na ocasião foram fechados R$ 2.182 bilhões em negócios. Contou com representantes de mais de 70 países que vieram visitar a feita e fechar negócios.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal 

Governador José Ivo Sartorie o vice-governador José Paulo Cairoli recepcionaram a direção da Cotrijal, organizadora da feira (Foto Choks)
O governador José Ivo Sartori e o vice-governador José Paulo Cairoli recepcionaram a direção da Cotrijal, organizadora da feira (Foto Choks)
Secretário estadual dos Transportes Pedro Westphalen, presidente da Expodireto Cotrjal Nei César Mãnica, governador do Estado José Ivo Sartori e primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori (Helaine GZ/A Folha)
Secretário estadual dos Transportes Pedro Westphalen, presidente da Expodireto Cotrjal Nei César Mânica, governador do Estado José Ivo Sartori e primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori (Helaine GZ/A Folha)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir