Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

19 de fevereiro de 2016

Solano retorna as aulas na segunda-feira no antigo prédio

O Instituto Solano não iniciará o ano letivo no prédio novo construído para receber os mais de 600 alunos do colégio, que estudam no Ensino Médio Politécnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o curso de Técnico em Mecânica.
Confiante que tudo estaria pronto as mesas e cadeiras inclusive já estavam na nova estrutura, mas retornaram para atual. O motivo, de acordo com a diretora da instituição Flávio Missio de Souza, está no não acabamento da obra. Também são entraves a construção da calçada na rua Senador Salgado Filho, como a construção do muro externo no entorno do prédio.

olano manterá aulas no primeiro semestre no atual e antigo imóvel até legalização da nova edificação
Solano manterá aulas no primeiro semestre no atual e antigo imóvel até legalização da nova edificação

- O prédio não está habilitado para receber alunos porque não está completamente regularizado. Digo, como diretora, que mudaremos quando a estrutura interna e externa estiver pronta e legalizada – explicou.
No interior falta aprovação do PPCI por parte do Corpo de Bombeiros, instalação de um elevador, acabamentos com a colocação de tomadas, divisórias nas salas administrativas, sinalização da rota de fuga e regularização para funcionamento junto ao município com o Habite-se, além de uma estrutura coberta no lado de fora para proteger os alunos nos dias de chuva.
Sendo otimista a diretora informou que a previsão de mudança poderá acontecer no recesso escolar nas férias de inverno, mas não garante que isso possa acontecer. A direção recebeu a informação da própria construtora, que em caso da entrada no prédio fosse concretizada, poderia haver a interpretação de invasão a propriedade.

Internamente estrutura está sendo preparada para receber os alunos
Internamente estrutura está sendo preparada para receber os alunos

A obra de mais de 2 milhões de reais não tem no projeto a construção do muro e da calçada. Com isso, a direção anterior do Solano, pediu um aditivo financeiro, em julho de 2015, para realização da obra sem a necessidade de uma nova licitação. O aditivo foi liberado este mês, e a empresa aguarda etapas burocráticas para Coordenadoria de Obras do Estado liberar assinatura do contrato.
- Não culpamos a empreiteira pela não mudança porque eles dependem da aprovação do contrato para a conclusão das obras externas – complementa.

Instalação do elevador é o grande desafio
Conforme a diretora, o projeto do prédio é de 2006, e não consta no investimento o elevador, somente o fosso para instalação. Por isso, a direção do Solano prepara mais um ofício para conseguir verba junto ao Governo do Estado para obter o equipamento.
- Estaremos respeitando a Legislação Federal sobre a questão da acessibilidade. Temos alunos com deficiência física que necessitam deste elevador que utilizam próteses nos membro inferiores – esclarece.
Outro desafio será adaptar, encontrar espaço ou construir uma sala de recurso multifuncional que recebe alunos com deficiência física, motora, visual, auditiva e intelectual.
Horário das aulas alterado
Com os períodos mais longos o horário das aulas para este ano letivo passaram por alteração nos turnos da manhã e noite. Os horários valem a partir do primeiro dia aula comunicado pela Secretaria de Educação do Estado. Manhã: 7h30min até 11h40min. Noite: 19h às 22h50min.

DSC_1706
Salas vazias aguardam o retorno dos estudantes

TAGS: prédio, aulas, solano

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir