Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

26 de fevereiro de 2016

Menos alagamento na rua Frei Olímpio Reichert

A obra de canalização da rua Frei Olímpio Reichert, entre as ruas Pinheiro Machado e Dr. Otto Sthal, (localizada no centro da cidade) não vai solucionar por completo os problemas de alagamento, como informa o próprio secretário de Obras e Saneamento, João Carlos Loef, mas diminuirá o volume de água na via, amenizando o transtorno. Os moradores da rua que passam pelos alagamentos quando ocorrem chuvas de forte intensidade esperam que os tubos da nova canalização possam ajudar. Moradora há mais de 20 anos da Olímpio Reichert, a aposentada, Dulce Beuttler, sofre com o problema nos últimos anos, devido especialmente às construções no terreno que captava toda a água das chuvas.

- A água invade o pátio quando a chuva é forte. Espero que não aconteça mais, e que a obra termine antes da próxima chuvarada – aponta à residente.

O secretário de Obras informou que a drenagem antiga em baixo da calçada também continuará em funcionamento. Contudo, está com 80% comprometida, entupida por concreto das construções, o que aumentava significativamente as chances de alagar a rua.

Bocas de lobo foram instaladas na drenagem pluvial para diminuir alagamentos
Bocas de lobo foram instaladas na drenagem pluvial para diminuir alagamentos

- Foi feita uma nova canalização na rua deixando a antiga em funcionamento porque tem ligação de esgoto. A obra vai diminuir o problema de inundação, exceto quando ocorrer grande precipitação em poucos minutos, como é comum no verão – declarou.

A Secretaria Municipal de Obras empregou na drenagem pluvial 100 tubos de 60mm e construiu sete bocas de lobo que ainda precisam ser fechadas. O investimento com recursos próprio da Prefeitura foi de 15 mil reais.

Como solucionar
João Carlos Loeff destacou que o problema de alagamento é mais complexo e precisaria de uma obra maior para solucionar de vez o problema. Uma das alternativas é a canalização pluvial das águas da Av. Dr. Waldomiro Graeff, desviando da canalização que desce na Pinheiro Machado. Essa nova canalização passaria dentro do campo do Colorado. Também seria necessária outra uma obra de drenagem que atravessaria pela rua Fernando Sturm.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir