Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

18 de março de 2016

Setor de máquinas mostra preocupação com a crise

A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas – CSMIA/ABIMAQ, divulgou na sexta-feira (11) um balanço com os resultados de seus associados que participam da edição 2016 da Expodireto Cotrijal e que responderam a pesquisa da entidade.

De acordo com o levantamento, as intenções de compras caíram em relação à edição do ano passado. Nos segmentos de máquinas para grãos o resultado foi 21% menor. No segmento de máquinas para pecuária, 23% menor. Já no segmento de armazenagem o declínio foi de 32%. Na média ponderada, a queda foi de 23%.

Presidente da Abimaq se reuniu com empresas na Expodireto
Presidente da Abimaq se reuniu com empresas na Expodireto

De acordo com Pedro Estevão Bastos, presidente da CSMIA/ABIMAQ, os números da Expodireto Cotrijal confirmam a tendência verificada no Show Rural Coopavel, que teve queda 21%. Em nota publicada no site da ABIMAQ / SINDIMAQ , o presidente do Conselho, Carlos Pastoriza, enfatiza que toda a indústria de transformação, assim como a do aço, vive uma crise sem precedentes:

- Do portão para dentro as empresas são competitivas, mas do portão para fora as consequências da falta de uma política industrial nos últimos anos, do Real supervalorizado, das altas taxas de juros, da complexa e pesada carga tributária que recai sobre a atividade produtiva e do Custo Brasil, por exemplo, somadas, agora, à estagnação da demanda no mercado interno, estão fazendo com que a indústria agonize - comentou.

De acordo com Pastoriza, nos últimos 24 meses, os setores da indústria de transformação demitirem mais de 750 mil trabalhadores, com uma queda assustadora de 40% no faturamento. A utilização da capacidade instalada desses setores despencou e está em torno de 50%, o pior nível dos últimos 40 anos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir