Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo limpo
30°
20°
23°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Cultura e lazer

Não-Me-Toque tem sua história contada por crianças em livro lançado na Expodireto Cotrijal

04.04.2016 15h51  /  Postado por: upside

A feira foi palco para o lançamento da obra que reúne as impressões das crianças da rede pública do município coletadas e retratadas pelo autor José Santos

Não-Me-Toque acaba de ganhar um importante incentivo para preservar suas raízes históricas e culturais. O projeto ‘A Cidade da Gente’, patrocinado pela Monsanto, lançou durante a Expodireto Cotrijal um livro sobre o município. O lançamento da obra literária, resultante de um trabalho realizado com crianças da rede pública de escolas municipais, aconteceu no dia 8 de março, às 15h, no estande da Prefeitura.

Lançamento do livro foi durante a Expodireto

Lançamento do livro foi durante a Expodireto

O escritor mineiro José Santos, que participou do projeto, esteve presente no lançamento e autografou a obra junto com os alunos co-autores. Com apoio da Secretaria Municipal da Educação, serão distribuídos, gratuitamente, 2,6 mil exemplares ao público. Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e escrita em estudantes de Ensino Fundamental, o projeto torna as crianças protagonistas de suas próprias histórias e valoriza lugares importantes da memória coletiva da cidade. Para isso, em 2015, alunos do 6º ano visitaram os principais núcleos históricos e pontos turísticos para elaborar textos com a descrição do que viram e sentiram naqueles lugares.

Em julho de 2015, José Santos, conhecido por escrever livros direcionados ao segmento infanto-juvenil, se reuniu com as crianças não-me-toquenses para ouvir suas histórias, registros e observações sobre a cidade. Depois de alguns meses de trabalho, com apoio de professores e da Secretaria Municipal da Educação, o projeto ‘A Cidade da Gente’, traz o livro à comunidade.

– O lançamento deste livro é muito especial, pois através deste projeto foi possível descobrir relatos sobre nosso município, de uma maneira encantadora. Todos podem considerar-se coautores desta obra que foi escrita com muito carinho pelo autor – destacou a prefeita Teodora Lütkemeyer.

De acordo com a Secretaria de Educação os alunos foram convidados a escrever sobre um aspecto da cidade e o escritor José Santos selecionou dez temas que tratam do patrimônio ambiental, imaterial e histórico, que são ícones de referência turística, social e econômica do município. Reescreveu os textos ao seu estilo finalizando o livro com ilustrações baseadas no que viu em Não-Me-Toque. A historiadora professora Eliane Quadros e a jornalista Helaine Gnoatto Zart colaboraram com o escritor fornecendo informações adicionais.

A solenidade de lançamento do livro teve o acompanhamento do vice-Presidente da Cotrijal, Enio Schroeder;  presidente da Câmara de Vereadores, Paula Samuel van Schaik; Secretária de Educação, Griselda Blau; representantes da empresa Monsanto de Não-Me-Toque, secretários municipais, vereadores, diretores, professores e alunos das escolas da rede municipal de ensino e imprensa.

2_DSC_2280 2_DSC01412

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.