Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

5 de abril de 2016

PLANTÃO HOSPITAL NOTRE DAME JÚLIA BILLIART

Pesquisa mostra que quase 90% dos atendimentos não são de urgência e emergência

Implantado em fevereiro de 2015, o Sistema de Classificação de Risco em Urgência e Emergência do Hospital Notre Dame Júlia Billiart completa seu primeiro ano. Mas a instituição ainda enfrenta dificuldades no atendimento a população.

O Hospital oferece para a comunidade não-me-toquense e região o serviço de Plantão Médico Presencial gratuito para urgência e emergência, porém a procura exagerada da população, em situações não compatíveis com o serviço oferecido, acarretam uma sobrecarga à equipe de atendimento do serviço.

Em meio a tantas dificuldades já enfrentadas, e para que este serviço não seja interrompido é necessário o entendimento e a conscientização da população quanto aos critérios de atendimento, ou seja, o Hospital está preparado para resolver urgências e emergências, os casos eletivos devem ser encaminhados para os médicos que atendem no Posto de Saúde ou em consultórios.

Para demonstrar a situação atual do atendimento, foram coletados dados de atendimento durante uma semana. Sendo registrados o total de atendimentos, quais casos de urgência e emergência e quais eletivos. Assim, as três equipes, manhã, tarde e noite entre os dias 17 e 24 de março, registraram 425 atendimentos. Destes 50 classificados como urgência e emergência e 375 eletivos (88%).

Considera-se emergência médica a situação na qual é necessário tomar ações e decisões médicas imediatas devido a sua importância e gravidade. São quadros que colocam a vida em risco. Entre os casos eletivos atendidos estão, por exemplo: tosse há 15 dias, vômitos, pequenas suturas, febre há mais de cinco dias. Situações estas que assim que detectadas remetem o paciente ao atendimento médico realizado nas Unidades de Saúde.

Contamos com a colaboração e conscientização de todos para que possamos realizar nosso trabalho de forma satisfatória para todos. Hospital Notre Dame Júlia Billiart “Sua saúde é tudo para nós”

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir