Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

11 de abril de 2016

Rádio Ceres 40 anos você faz parte desta História

Por: Angelita Cancian / revista Momento

Fundada em 9 de abril de 1976 a Rádio Ceres comemora em 2016 seus 40 anos de atuação na cidade de Não-Me-Toque. Uma trajetória marcada pelo trabalho, respeito credibilidade e confiança.

Tudo começou quando Dante Riczaneck, idealizador do projeto e também quem recebeu a proposta do Ministério da Comunicação para a implantação de um plano de radiodifusão em Não-Me-Toque, incumbiu-se de buscar interessados que estivessem dispostos a investir financeiramente nesta grande aventura. Logo ele obteve o retorno de conhecidos e os quatros sócios, Dante Riczaneck, Edemar Noll, Luiz Rubin, Ernani Ioris, compraram a ideia de implantar uma rádio no município. Para que o sonho da rádio local se torna realidade foi preciso que cada um investisse capital, conhecimento técnico, empenho e trabalho.
Montada e implantada a rádio, os primeiros anos ainda seriam bem difíceis, afinal, uma rádio não se faz sozinha e requer além de muita dedicação, equipamentos caros e constantes renovações, o que gerava custos altos para seus proprietários. Entretanto, o reconhecimento da população, a reação das pessoas que recebiam em casa o sinal da sua rádio local era tão gratificante que fazia todo o trabalho e empenho valer a pena. Foi se criando uma espécie de euforia, satisfação e envaidecimento coletivo por parte dos ouvintes que tinham o privilégio de ouvir na rádio tudo o que acontecia na sua cidade. Afinal, tudo o que era veiculado na Rádio Ceres tinha relação direta com o cotidiano das pessoas do município de Não-Me-Toque, desde as notícias, os comentários até os anúncios das lojas e empresas.
Julio Riczaneck, atual diretor da Rádio Ceres e filho de Dante Riczaneck, conta que as pessoas sentiam-se valorizadas ao poder sintonizar uma rádio local.
- As pessoas da cidade referiam-se a emissora como sendo um patrimônio de todos, o que na verdade é. Então criou-se uma atmosfera muito prodigiosa em torno da Rádio Ceres,  por ser uma novidade e por ser da nossa gente. Isto sempre foi gratificante, aliás, ainda é até hoje.  Portanto, todas as dificuldades, estão sento superadas pela gratidão das pessoas - destaca Julio.

Equipe da Rádio Ceres no ano do 40º aniversário, sob o comando do diretor Julio Riczaneck
Equipe da Rádio Ceres no ano do 40º aniversário, sob o comando do diretor Julio Riczaneck

Com o passar do tempo a emissora ganhou a confiança do público e a credibilidade da Rádio Reres é tanta que as pessoas dizem: “se deu na Rádio Ceres aconteceu!”.
Ao longo desses 40 anos, inúmeros foram os acontecimentos que marcaram a trajetória desta importante rádio, porém, destaca-se a evolução da tecnologia. Pois bem, imagine que há 40 anos, não havia celulares com gravador de voz, nem redes sociais, muito menos a praticidade dos meios digitais. Desta forma, naquela época, os melhores e mais modernos equipamentos eram gravadores de rolo, toca discos, desmagnetizadores de fitas e gravações analógicas, esse meios nada práticos e muito menos versáteis, dificultavam muito o trabalho na rádio. Logo, a evolução da tecnologia foi um grande divisor de águas, pois, com a chegada da digitalização e informatização foi possível facilitar e melhorar ainda mais o trabalho e a qualidade da Rádio Ceres.
Hoje a Rádio Ceres continua inovando e se adaptando as novidades. Atualmente a emissora opera também por meio do site, www.radioceres.com.br, no qual são postadas as principais matérias jornalísticas e procedimentos da emissora. Além disso, a interatividade do público por meio das redes sociais e o acesso à rádio através dos dispositivos móveis também são ferramentas utilizadas.
Esses 40 anos marcam uma história de conquistas e realizações. Para Julio Riczaneck os 40 anos da rádio significam uma vitória:
- Ficamos contentes em poder comemorar esta data, pois estamos sempre tentando e conseguindo superar obstáculos áridos. Além disso, podemos contar com uma equipe disposta a enfrentar estas adversidades com o desejo e prazer de executar sua tarefa da melhor maneira possível e isso faz toda a diferença.
Atualmente a Rádio Ceres abrange os municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Selbach, Tio Hugo, Ernestina, Santo Antônio do Planalto, Carazinho, Saldanha Marinho e Mormaço. O desejo é que esta importante emissora de rádio ainda possa comemorar muitos anos de atuação e que siga com essa bela trajetória de credibilidade e compromisso com a informação.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir