Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

12 de abril de 2016

86% dos brasileiros ajustaram orçamento para enfrentar a crise, aponta pesquisa do SPC Brasil

Crise causada pelo sistema político afeta toda a economia do país
Crise causada pelo sistema político afeta toda a economia do país

 Sete em cada dez brasileiros admitem que, há quatro anos, não imaginavam que o país passaria por essa crise e mais de um terço não se sentem seguros em seu emprego

A crise econômica tem forçado os brasileiros a mudarem seus hábitos de consumo. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais e em cidades do interior revela que 85,9% dos brasileiros se viram obrigados a ajustar o orçamento doméstico para se defender dos efeitos da crise. Em virtude do agravamento da situação econômica do país, 87,0% dos entrevistados admitiram que agora estão dedicando mais tempo para pesquisar preços e 80,5% estão evitando comprometer sua renda com compras de calçados e roupas.  O estudo ainda revela que 44,3% dos entrevistados estão com as finanças descontroladas.
A lista de restrições em meio à turbulência financeira é extensa: há os que agora evitam comprar produtos e serviços com os quais sempre estiveram acostumados (79,1%); os que passaram a optar por produtos de marcas mais baratas (76,9%) e os que deixaram de viajar (75,5%) e de sair com os amigos para bares e restaurantes (71,3%). Gastos com produtos de beleza (56,8%) e serviços como internet e celular (30,7%) e TV por assinatura (28,9%) também foram alvos de cortes, mas em menor proporção que os demais. Para completar a lista, 25,9% dos entrevistados deixaram de ir à academia e 25,1% tiveram de abandonar cursos de idioma, escolas particulares ou faculdades.
- A inflação, os juros elevados e o desemprego pioram a situação financeira das famílias e, muitas vezes, exigem mudanças no padrão de gastos para se adequar a nova realidade. Apesar do momento difícil, esse é uma hora propícia para desenvolver hábitos mais saudáveis e evitar desperdícios e compras desnecessárias - orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Em meio à crise, brasileiro vai atrás de renda extra
Segundo o levantamento, 41,7% dos entrevistados que estão empregados disseram estar fazendo ‘bicos’ ou trabalhos extras para complementar o salário. O percentual é mais expressivo entre os jovens de 18 a 34 anos (49,5%) e membros das classes C, D e E (47,0%). Dentre os entrevistados que não estão trabalhando, o percentual de quem admite ter começado a fazer bicos para sobreviver em meio a crise é ainda maior e chega a 55,0% da amostra.

Outros dados da pesquisa
Quatro a cada dez convivem com desemprego dentro de casa
57% acredita que a crise não vai dar sinais de melhora este ano
73% não imaginavam que Brasil passaria por crise

79% são contra volta da CPMF
48% teme não conseguir pagar as contas

78% considera que corrupção é o maior problema do Brasil

Metodologia
O estudo procurou avaliar o impacto da crise econômica nas decisões de consumo do brasileiro e entrevistou 602 pessoas em todas as capitais e em cidades do interior. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais com uma margem de confiança a 95%

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir