Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

18 de abril de 2016

Uma contadora de histórias

O desafio imenso de aceitar sair da sala de aula depois de 27 anos como professora de Português, fez da educadora Cristina Angelita Vilani uma contadora de histórias. Interpretando personagens motiva crianças e adolescentes para o mundo dos livros, da cultura e do hábito de ler.

A nova atividade está ligada ao projeto Formando Leitores, onde a professora recebe alunos na Biblioteca Municipal Professor Benjamin Delmiro Perin - todas as quartas-feiras - para contar histórias. O projeto
vinculado à Secretaria Municipal de Educação está presente nas bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino.

Através do projeto, Cristina Vilani conta histórias nas instituições de ensino para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Segundo a professora, que aceitou o convite da coordenação pedagógica da Secretaria, o trabalho nas escolas tem o objetivo de resgatar o sentido das bibliotecas para evitar que se torne um mero espaço para depósito de livros.

Professora de Português troca a sala de aula pela biblioteca
Professora de Português troca a sala de aula pela biblioteca

- É um privilégio fazer parte deste projeto. Os alunos gostam escutar e para atrair a atenção emprego várias técnicas – comenta a professora.

Colegas de profissão e equipes diretivas aprovaram a ideia que iniciou com a tarefa de deixar as bibliotecas mais atrativas, como a Biblioteca Municipal, onde ocorrem as apresentações que duram de 30
minutos à uma hora.

- Contar histórias tem um papel primordial na formação de leitores, pois giram em torno da estratégia que as bibliotecas sejam transformadas em centros culturais e atuem na inserção social – destaca.

O Projeto Formando Leitores quer tornar as bibliotecas um ambiente agradável, criativo e divertido, para que seja apreciado pela comunidade estudantil e docente das escolas. Escolas ou entidades que desenvolvem trabalho filantrópico e social, pertencente ou não à rede escolar do município, podem agendar na Biblioteca Municipal Professor Benjamin Perin horário às quartas-feiras. Agendamento pelo telefone 3332-4898.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir