Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

2 de maio de 2016

Hospital Notre Dame ameaça interromper plantão

O prejuízo acumulado pelos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul produz reflexos dramáticos nas entidades.
O Hospital Notre Dame Júlia Billiart de Não-Me-Toque, busca sua sustentabilidade. Reuniões de gestores para apresentação do estudo econômico e financeiro da instituição já foram realizadas, traçando novas estratégias e metas para reverter a atual situação.
Na tarde de 20 de abril, a equipe de diretores do Hospital reuniu-se com autoridades dos municípios atendidos pela instituição, Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos. Membros do Conselho Municipal de Saúde, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Não-Me-Toque e o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (Acint),também participaram do encontro.
O momento teve como pauta única a apresentação da situação financeira da instituição. A diretora dos Hospitais Notre Dame, Ir. Silvania Ioner, o diretor financeiro dos Hospitais Notre Dame, Rafael Scolari e o coordenador administrativo do Hospital Notre Dame Júlia Billiart, Daniel Rubens Griep, acompanhados por representantes da Mantenedora da Congregação, expuseram o déficit financeiro da entidade acumulado em R$ 2,4 milhões. A Congregação de Nossa Senhora garantiu que não possui mais recursos para custear os gastos do hospital. A organização já inseriu o valor de R$ 1,7 milhões reais na instituição, valor destinado ao pagamento de encargos e fornecedores.

Prefeita e vereadores pressionaram Secretaria Estadual
Prefeita e vereadores pressionaram Secretaria Estadual

Desta maneira, os dirigentes reafirmaram a dificuldade em manter os serviços prestados pelo Júlia Billiart. A instituição possui fins filantrópicos, e como já dito, precisa se auto sustentar, o que não vem sendo alcançado devido a falta de repasse do governo.
Em virtude do atual cenário, a equipe diretora vem estudando, caso não seja revertida a situação, o fechamento dos serviços mais deficitários, sendo um destes o Serviço de Urgência e Emergência, que presta atendimento aos municípios participantes da reunião. Como forma de auxílio, as administrações municipais pediram uma proposta em termos de valores para estudar a viabilidade de aumentar os gastos.

Apelo ao Governo do Estado
Na tarde de ontem, a prefeita Teodora Lütkemeyer e os vereadores Valdir Kirst (PP), Gilson dos Santos (PTB) e Everaldo de Moura (PDT), estiveram na Secretaria Estadual da Saúde. Na ausência do secretário João Gabardo, que acompanhava o governador em Brasília, o adjunto, Francisco Antônio Zancão Paz recebeu a comitiva, ouviu as reivindicações e riscos de retrocesso no atendimento à saúde em Não-Me-Toque.
- Paz apresentou um cenário muito negativo e não deu expectativa alguma sobre o pagamento dos atrasados, mas nós vamos continuar lutando – relatou Teodora.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir