Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

27 de maio de 2016

Não-Me-Toque celebra Corpus Christi

Texto: Luiz Estanislau Borghetti

Fotografia: Pedro Borghetti

Na última quinta-feira, dia 26 de maio, mais de 1000 pessoas das 22 comunidades da Paróquia Cristo Rei de Não-Me-Toque se reuniram para celebrar a Solenidade de Corpus Christi.

A partir do meio-dia, dezenas de crianças, jovens, adultos e idosos se encontraram no centro da cidade para confeccionar os belos e criativos tapetes multicoloridos, portando símbolos e mensagens alusivos a Jesus Cristo, à Eucaristia, ao Ano Santo da Misericórdia e ao Cuidado com a Casa Comum. Os tapetes foram elaborados em mutirão pelas comunidades, pastorais, movimentos, entidades e escolas, ao redor da praça Dr. Otto Schmiedt, enfeitando as ruas centrais da cidade e demonstrando a fé e a devoção das pessoas à Eucaristia.

Corpus C.04
Frei Leopoldo a frente na procissão de Corpus Christi

A novidade deste ano foi a confecção de alguns tapetes a partir de doações de calçados, roupas e cobertores. Estas doações foram destinadas às famílias pobres das comunidades, visando colocar em prática as obras de misericórdia e solidariedade, diante da convocação do Papa Francisco para vivenciar o Ano Santo da Misericórdia.

Neste ano, devido à instabilidade do tempo e ameaça de chuva à tarde, a procissão ocorreu antes da celebração eucarística. Às 14h30min aconteceu a tradicional procissão de Corpus Christi ao redor da praça central. Enquanto o sacerdote carregava o ostensório com o Santíssimo Sacramento, passando pelos tapetes coloridos, o povo cantava, rezava e refletia sobre o Mistério Eucarístico, reverenciando a passagem do Cristo Eucarístico.

Roupas e caçados doados formaram o tapete
Roupas , calçados e cobertores doados formaram o tapete

Após a procissão todos se deslocaram ao Salão de Festas Cristo Rei, o qual ficou completamente lotado de fiéis que vieram do centro, dos bairros e do interior para participar da Celebração Eucarística da Solenidade de Corpus Christi. A celebração foi presidida pelo pároco Frei Leopoldo Frankowski e concelebrada pelo vigário paroquial Frei Laerte Reis. Em sua homilia, Frei Leopoldo destacou a importância do Cristo Eucarístico na vida da Igreja e dos cristãos. Segundo ele, os cristãos caminham em procissão pelas ruas da cidade, manifestando publicamente a sua fé na Eucaristia, porque não têm vergonha de assumir a sua identidade.

- Este Cristo presente na Eucaristia também deve se fazer presente em nossas vidas, de nossas famílias, comunidades e na sociedade. Finalizando a Festa de Corpus Christi, houve a bênção do Santíssimo Sacramento sobre os presentes - pronunciou o frei Leopoldo.

Milhares de pessoas acompanharam a procissão que seguiu com missa no salão Cristo Rei
Milhares de pessoas acompanharam a procissão que seguiu com missa no salão Cristo Rei

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir