Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

27 de maio de 2016

Satisfação em doar sangue

Mais de 200 pessoas comparecem para doação de sangue

A população atendeu ao pedido de iniciativa da organização não governamental Amigos de Sangue e da rádio 90.9 de Não-Me-Toque. A ONG atua desde janeiro de 2015, com a tarefa de reunir voluntário periodicamente para doar sangue na unidade do Hemocentro Passo Fundo.
No sábado (21), na sede da Associação dos Funcionários da Jan (Afujan) a organização cumpriu com um dos seus objetivos: trazer para Não-Me-Toque a unidade móvel do Hemopasso, e obter mais doações e novos voluntários. Uma das coordenadoras, Simone Langaro, de 31 anos, conta como se engajou nas campanhas por doadores.
- Em todas as minhas férias eu doava sangue, mais queria trazer mais pessoas. No ano passado voltei para o trabalho com a ideia de formar um grupo de doadores de sangue e comecei a convidar meus colegas – relata Simone sobre o inicio da formação dos Amigos de Sangue.

O sorriso estampado no rosto comprava a alegria de quem doou sangue e trabalho
O sorriso estampado no rosto comprava a alegria de quem doou sangue e trabalho

Na primeira hora da tarde de sábado, o engenheiro mecânico natural de Ijuí, Tiago Selle, de 27 anos, entrou no ônibus do Hemopasso para doar depois de ser aprovado na triagem. Vindo a trabalho para NMT há nove anos, o engenheiro disse ser doador desde 2007 e aprova a iniciativa parabenizando a todos que colaboraram.
- Iniciativas como esta devem continuar porque é mais difícil o deslocamento para outra cidade – argumentou.
De acordo com Nerli Petri Johann, da Rádio 90.9, atenderam o chamamento com inscrição prévia 204 pessoas. Destas, 107 foram aprovadas, sendo coletadas 87 bolsas. A iniciativa ajuda diretamente outras 348 pessoas. A ação teve apoio da Administração Municipal, Hospital Beneficência Alto Jacuí e Laboratório Unitá, que tiveram participação com trabalho voluntário.

Equipe de trabalho pertencente a ONG Amigos de Sangue
Equipe de trabalho pertencente a ONG Amigos de Sangue

Aqueles que não puderam doar neste dia serão convidados em nova oportunidade. A intenção dos organizadores é trazer novamente a unidade móvel do Hemopasso no segundo semestre e fazer da doação uma prática para a população de Não-Me-Toque.
- O ideal seriam 60 doações por dia no Hemopasso, mas às vezes o número sequer chega a 12. O principal problema é a falta de regularidade dos doadores e a falta de novos voluntários – salienta Nerli , voluntária e também coordenadora da campanha.
O projeto teve o apoio da Prefeitura de Não-Me-Toque, Secretaria Municipal da Saúde, Laboratório Unitá, Hospital Alto Jacuí, Afujan, dentista Júlio Borghetti, dentista Airton Andreis, fonoaudióloga Carolina Sebastiany, nutricionista Taisa Mello, Banco do Brasil, Papelaria Alto Jacuí, Aurora Concertos, voluntários da área da saúde, Loja Espaço da Criança, Jairo Appelt, Padaria Scherer, Doadores da Vida e jornal A Folha.

Espera de grande quantidade de pessoas foi constante para triagem
Espera de grande quantidade de pessoas foi constante para triagem antes de doar sangue

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir