Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

27 de maio de 2016

Tenha vocação

cabeçalho_coluna_charles

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare”, que significa “chamar”. Ou seja, chamado, e aqui está a arte de viver, saber escutar nosso chamado. Afinal, quando fomos convidados a participar desta vida, viemos aqui com um propósito, com uma missão, viemos aqui com uma vocação e cabe a nós realizar nossa missão.
Ao descobrirmos qual caminho seguir, a vida flui de forma tranquila e tudo vai se tornando mais fácil e acessível. Muitas vezes, apanhamos da vida e continuamos fazendo algo, ou seguindo um caminho que não nos leva a lugar nenhum.
Quando conseguimos escutar este chamado, a nossa passagem por aqui fica muito mais tranquila. Alguns ainda insistem em não se escutar, seja por medo ou por opiniões alheias, passam a vida fazendo algo sem sentido. A grande verdade é que ninguém pode opinar que isto ou aquilo possa nos fazer feliz. O importante antes de seguir um caminho, é que ele seja o que escolhemos, que ele seja o nosso caminho.
Nunca irá existir jeito correto de viver ou de buscar aquilo que acreditamos. Vamos aprendendo com os tropeços e as conquistas. Saberemos que estamos no caminho correto se notarmos, que estamos alimentando nossa alma, sem necessidade de agradar alguém, apenas acalentando o próprio coração.
“Milhares desagradam com qualidades amáveis, milhares agradam com talentos medíocres: é que uns querem parecer o que não são e os outros o que parecem; finalmente, quaisquer que forem as vantagens ou desvantagens que recebemos da natureza, agradamos à medida que seguimos nosso ar, os tons, as maneiras e os sentimentos que convêm a nossa condição e a nossa fisionomia e desagradamos à medida que deles nos distanciamos”.¹
Cada um de nós tem um dom, uma vocação. É necessário saber escutar os anseios de nossa alma, pois o segredo de se manter bem é buscar o equilíbrio, e nunca vamos estar equilibrados se estivermos fazendo algo que nada tem a ver conosco.
Às vezes, precisamos ficar do avesso para nos conhecermos e notar que este pode ser o nosso lado. Às vezes, não teremos ânimo, muito menos vontade, mas é preciso coragem de seguir nosso ideal, seguir aquilo que palpita em nosso coração.
Se continuarmos apenas criticando as coisas ou as pessoas que atrapalham nossa vida, nunca conseguiremos ser felizes. Será difícil ter persistência e nos mantermos focados naquilo que acreditamos, fortalecidos em nossos sonhos.
E para alimentar nossa alma, precisamos fortalecer nossas metas, mudando pensamentos, descontaminando-nos e reaprendendo a acreditar. A superação é a palavra que deve fazer parte de nossos dias. Assim, conseguiremos escutar nossa alma, deixando de lado tudo que nos atrasa, seguindo nossas metas.
1| La Rochefoucauld. Máximas e Reflexões.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir