Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
20°
11°
19°C
Não-Me-Toque/RS
Chuva
Ao Vivo:
Agronegócios

Apsat comemora 30 anos de trabalho associativo

08.07.2016 16h36  /  Postado por: upside

A Associação de Prestação de Serviço e Assistência Técnica (Apsat) festejou seus 30 anos de trabalho, no domingo (3), em Linha São Paulo.

O evento reuniu associados e familiares, autoridades políticas de Não-Me-Toque e de Lagoa dos Três Cantos, da Cotrijal e de crédito Sicredi. Também representantes da empresa Augustin, da Emater, sindicatos (Rural e Trabalhadores Rurais). Os ex-presidentes Ernor Weber, Ernani Weber, Arlindo Schenkel, Mauro Weber e Elton Heller, foram homenageados.

Segundo o estatuto, a Apsat é uma associação sem fins lucrativos com a finalidade de aplicar as receitas e recursos financeiros em pessoal, custeios operacionais, manutenção, reposição e ampliação do patrimônio. Ao longo dos 30 anos vem adquirindo máquinas e prestando serviço de forma cooperada entre os associados.

Todo o lucro é investido, o que possibilitou o acesso agricultores familiares da tecnologia disponível em máquinas. A associação recebeu ofícios de reconhecimento enviado pelos gabinetes do deputado federal Jerônimo Goergen (PP), da senadora Ana Amélia Lemos (PP) e do secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo.

Presidente da Apsat Ernani Weber recebeu da Cotrijal placa de homenagem pela dedicação e 30 anos da associação

Presidente da Apsat Ernani Weber recebeu da Cotrijal placa de homenagem pela dedicação e 30 anos da associação

História – A Apsat foi fundada, no dia 30 de junho de 1986, em Linha de São Paulo, depois que uma violenta estiagem prejudicou agricultores da região, reduzindo drasticamente a produção de soja e milho.

Com isso, a colheita foi feita por um mutirão de agricultores chamando atenção da Emater, que estimulou a formação da associação, com participação inicial de 30 agricultores e suas famílias. Após algumas reuniões, ficou constatada a falta de colheitadeiras. Foram adquiridas duas máquinas pelos associados nos primeiros meses de fundação.

Com a passagem dos anos, Apsat cresceu disponibilizando serviços prestados aos associados e vendendo para não associados.O modelo da Apsat foi inspirado no círculo de máquinas existente na Alemanha, onde o associado Ernor Weber buscou conhecer a experiência no início do anos 90.

Apsat 30 anos depois

Com 55 associados, distribuídos num raio de 10 km, nos municípios de NMT e Lagoa dos Três Cantos, a Apsat atende 946 hectares, oferecendo principalmente serviços de colheita. O patrimônio inclui quatro automotrizes, sede própria construída em parceria com o município, e os demais implementos, inclusive plantadeiras, com serviços 30% mais barato para associados. A trajetória da Apsat é observada como um dos fatores para manutenção das famílias no campo, melhoria da qualidade de vida e na oportunidade do crescimento.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.