Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

15 de julho de 2016

Agricultura integralmente conectada

Sistema inovador em desenvolvimento pela AGCO com contribuição da Augustin promove uso integral da tecnologia das máquinas

A agricultura, entre os mais importantes segmentos da economia brasileira, é uma das atividades que mais tem avançado no uso de tecnologia e processos. A Augustin, empresa fundada na cidade de Não-Me-Toques há quase 90 anos, vem contribuindo para o desenvolvimento da mais avançada tecnologia de assessoria e apoio ao produtor rural.

Rafael Antônio Costa, gerente de Marketing do Projeto Fuse e de Prop Care, da AGCO, esteve em Não-Me-Toque, no dia 28 de junho, para mais uma etapa do desenvolvimento do Projeto Fuse Connected Services – lançamento do grupo AGCO que combina tecnologia, peças de reposição, serviços e suporte adequados para ajudar os produtores rurais a otimizar suas operações e maximizar a disponibilidade dos equipamentos por meio de manutenção preventiva e monitoramento das condições de trabalho.

O produto está sendo desenvolvido mundialmente e a Augustin é o principal piloto no Brasil.
- Estamos conduzindo um projeto global de inovação que busca fazer com que o concessionário se torne mais que um fornecedor de máquinas agrícolas, para tornar-se um parceiro do agricultor no apoio ao uso eficiente da máquina – explica o gerente de marketing.

O sistema que vem sendo desenvolvido em conjunto com concessionárias do Brasil, Estados Unidos e Europa visa entregar para o agricultor, além da máquina, uma ferramenta de otimização da frota, disponibilidade, uso mais eficiente da máquina, melhor aproveitamento e redução de custo.

- Estamos buscando fazer do concessionário um consultor e um prestador de serviço para o agricultor obter da máquina um aproveitamento completo do potencial tecnológico - afirma.

De acordo com Rafael Antônio Costa, o agricultor investe em ativos que é de produção e, muitas vezes, por não ter um operador treinado e por não ter tempo de aprender acaba não usando o potencial daquele ativo, que representa um investimento bastante alto.

Rafael Antônio Costa, gerente de Marketing do Projeto Fuse, trabalha junto com a equipe da Augustin no desenvolvimento do sistema
Rafael Antônio Costa, gerente de Marketing do Projeto Fuse, trabalha junto com a equipe da Augustin no desenvolvimento do sistema

Reunido com a equipe Augustin envolvida no Projeto Fuse, os representantes da AGCO transferiram conhecimento e buscaram ouvir como está ocorrendo o uso do sistema com os clientes da empresa. O objetivo é promover o uso de todo o potencial da máquina e assim tirar os benefícios que estão embutidos, tanto em relação ao custo do investimento, como manutenção e performance. O Fuse é um projeto inovador e único na área de produtos agrícolas e a Augustin está ajudando a desenvolver.

- Posso dizer que a Augustin está na frente dos demais projetos pilotos, agregando mais conhecimento ao projeto. Aqui são cinco clientes utilizando o Fuse em fase de teste, disponibilizando feed back frequente sobre a satisfação ou no tipo de apoio que gostariam de obter do sistema – confirma o gerente de marketing.

Com o trabalho de uma safra usando o Fuse, já é possível saber o que cada serviço agregado de valor no dia a dia dos agricultores. A visita dos técnicos a um destes clientes, conformou que está atingindo os objetivos propostos. Já está definido quais serão os serviços deste pacote e onde os agricultores terão benefícios com cada um dos serviços.

Nesta segunda fase será feito o uso mais efetivo da telemetria, fermenta que monitora os parâmetros da máquina no trabalho à distância – de uma central construída dentro da Augustin, que vai possibilitar tomar várias ações para apoiar e dar suporte ao agricultor. Nesta fase estamos definindo os processos para estes parâmetros.

O Fuse Connected Services trabalha com um inédito sistema de telemetria, que permite controlar remotamente a frota em operação no campo. E ao conectar cada fase do ciclo produtivo através do gerenciamento total dos dados da propriedade rural, é possível otimizar as atividades, garantindo assim, que não haverá mais máquinas paradas, e consequentemente, atraso nos trabalhos da lavoura.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir