Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

3 de agosto de 2016

Juízes Tagarelas

Jana Lauxen E-mail: osdezmelhores@gmail.com Blog: www.janalauxen.blogspot.com www.oduplodaterra.com Facebook.comjanalauxen Twitter: www.twitter.com/janalauxen
Jana Lauxen
E-mail: osdezmelhores@gmail.com
Blog: www.janalauxen.blogspot.com www.oduplodaterra.com
Facebook.comjanalauxen
Twitter: www.twitter.com/janalauxen

Dizem que a Lúcia, aquela puta, tem um amante. E o Roberval, que sempre foi um vadio, anda bebendo demais. Sem falar naquela velhota estranha, a dona Joana, que andou se metendo com macumba. Já o Manoelzinho, que nunca prestou pra nada, agora está fumando maconha e andando com uma turma barra-pesada.
Se as pessoas lavassem louça com o mesmo entusiasmo com que falam da vida alheia, não haveria mais uma xícara suja neste universo.
Contudo, não se trata somente de falta do que fazer. É maldade também. Quando se abre a boca para falar da Lúcia, do Roberval, da dona Joana e do Manoelzinho, ignora-se que todos, sem exceção, são pessoas como eu e você. Pessoas com sentimentos, com histórias, com problemas, com família, e que não podem ser resumidas em definições superficiais e depreciativas, simplesmente rotuladas como putas, bêbados, vadios, maconheiros.
Há de se considerar também o fato de que o sujeito que deliberadamente inventa a fofoca, ou aquele que colabora, espalhando-a, costuma não enxergar o rabo que tem, concentrado que está em cuidar do rabo do outro. Logo, ignora o que acontece bem debaixo do seu nariz, e não percebe que o maconheiro, na verdade, não é o Manoelzinho. É o seu próprio filho.
Diz a lenda que, quem com ferro fere, com ferro será ferido. E é verdade. Quem hoje julga, amanhã será julgado. E quando chegar a sua vez de sentar no banco dos réus, como será? E quando estiverem falando mentiras sobre você, sobre sua esposa, sua mãe, seu filho, seu namorado? Porque, acredite, vão falar. Cedo ou tarde, o alvo dos juízes tagarelas muda, e pode te atingir em cheio.
O certo é que você não vai gostar. Vai, sim, se sentir ferido, acuado, inseguro, preocupado, triste. Vai perder o sono, e talvez não consiga nem trabalhar direito. Será que neste instante você se lembrará que, ontem ainda, era você quem causava estas mesmas angústias em outra pessoa? E por quê? Pra que?
Cuidado para não ser implacável demais em seus veredictos sobre a vida alheia. Tenha com os outros a mesma tolerância e compaixão que gostaria que tivessem com você, e com os seus. Pois, quando for a sua hora de prestar contas, não vai adiantar pedir clemência.
Você possivelmente será julgado com a mesma severidade com a qual julgou.

TAGS: jana lauxen

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir