Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

29 de agosto de 2016

A sutil diferença entre casa e lar

Jana Lauxen_coluna

 

 

 

 

 

 

Casa é uma construção com teto e paredes, capaz de proteger da chuva, do frio, do sol. Lar já é um negócio bem mais complicado. E saber reconhecer a diferença entre um e outro é fundamental. Casa, muita gente tem. Própria ou alugada, grande ou pequena, muitas pessoas têm uma residência para a qual voltar no fim do dia. No entanto, lar não é algo palpável, que possa ser medido, avaliado e rotulado, comprado ou alugado.

Lar é um lugar para o qual você quer voltar; um lugar no qual você gosta de estar. Onde se sente à vontade, confortável, livre e feliz. Parece simples falando assim, mas a maioria das pessoas que eu conheço, apesar de morar em uma casa, não possui um lar. O resultado: as casas onde moram são apenas isso, casas. Tetos e paredes, janelas e portas. Não são lares. Logo, estar em casa passa a ser algo tão mecânico, superficial e indiferente, talvez frio e solitário, que estas pessoas pouco ficam em suas próprias residências.

E, veja bem: quando falo em lar, não falo necessariamente em família. Conheço gente que mora sozinha, no máximo com um gato ou um cachorro, e vive em um lar, muito bem, obrigada. Porque o conceito de lar também está diretamente ligado ao modo como nos relacionamos com a pessoa que somos. A primeira noção de lar nasce a partir do momento em que você se sente à vontade, confortável, livre e feliz sendo quem você é.

E quem não conhece, não compreende e não respeita quem é; quem se sente desconfortável em sua própria vida; naturalmente transferirá isso para tudo em sua volta. O que inclui a sua casa. Porque geralmente é em casa que ficamos em nossa companhia. Criar e manter um lar no lugar onde você mora significa criar e manter um lar com quem você é. Se você não conseguir estabelecer uma relação amigável com você, não será possível ser feliz. Seja em uma casa grande ou pequena, alugada ou comprada.

Lembrei agora de uma música da banda Lynyrd Skynyrd, que diz: “Seja alguém que você ame e entenda”. E este talvez seja o nosso maior desafio na hora de encontrar a paz e a felicidade que tanto buscamos. Porque, afinal, ou você é o seu próprio lar, ou nunca haverá lar nenhum para você voltar no fim do dia.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir