Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo limpo
30°
20°
23°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Educação

Agora em Não-Me-Toque: Escola de Pais do Brasil

01.09.2016 10h47  /  Postado por: upside

A Organização que tem ajudado a sociedade brasileira a aprimorar a formação dos pais em sua função educativa

Partindo de um modelo existente na França, a Escola de Pais do Brasil (EPB) foi fundada em 16 de outubro de 1963, na cidade de São Paulo. A EPB é filiada à Féderátion Internatíonal Pour L’Éducatios des Parents, com sede em Paris e participante da Federação Latino-Americana de Escola de Pais. Em Curitiba, foi fundada em 21 de março de 1964.
A Associação Escola de Pais do Brasil é uma instituição civil particular e gratuita, apartidária, cristã não confessional e formada por voluntários, sendo reconhecida como de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. É um movimento que está aberto a pais e educadores de qualquer raça, condição social, credo político, religioso ou nível intelectual e que funciona dentro do mesmo padrão, proporcionando a qualquer interessado informações sobre a árdua tarefa de educar os filhos.
O trabalho da EPB se realiza em todo território nacional de uma mesma forma, obedecendo as mesmas normas, seguindo um mesmo temário e usando as mesmas dinâmicas de grupo. Só assim é possível manter-se a unidade nacional que é rigorosamente controlada para que não haja uma possibilidade de mudança de temário, de se fugir dos objetivos propostos ou de se chegar a conclusões erradas.

Finalidade
O trabalho da organização tem por objetivos: ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos, conscientizá-los de sua responsabilidade familiar e do seu papel na educação e formação dos filhos, ajudando-os a encontrar soluções para os conflitos nessa tarefa. Reforçar a família com a conscientização da paternidade e maternidade responsáveis além de preparar os pais para um mundo em permanente evolução e de constantes e grandes desafios sociais, familiares, morais e espirituais além de promover uma parceria e maior aproximação entre família, escola e sociedade.

Como funciona
Para tratar dos interesses da família, de uma forma mais ativa, a Escola de Pais promove uma vez por semana, com duração de uma hora e meia, Círculos de Debate. Os participantes, a partir de experiências próprias, discutem e compartilham dúvidas, preocupações, dificuldades na ação de educar os filhos e buscam descobrir possíveis e melhores alternativas. É um trabalho dinâmico, rico de ensinamentos e troca de experiências pessoais. Os temas e assuntos são sempre conduzidos por um casal da EPB, devidamente treinado num Curso de Aperfeiçoamento e Treinamento (CAT) e que se atualizam constantemente através de reuniões de estudo, debates de livros, revisões semestrais, Seminários e Congresso Nacional, para atuar como facilitador.
Esses Círculos de Debate funcionam em escolas públicas ou particulares, igrejas de quaisquer denominações, associações de classe, empresas e centros comunitários, onde haja a possibilidade de reunir pessoas preocupadas com a sadia educação de filhos, sem qualquer tipo de restrição e custos aos pais e demais participantes.

O temário dos círculos de debates semanais abrange:
1. Educar é um desafio
2. Valores e Limites na Educação
3. Pai, Mãe e Agentes Educadores
4. A Educação: Do Nascimento à Puberdade
5. Adolescência: O Segundo Nascimento
6. A sexualidade no Ciclo de Vida da Família
7. Cidadania e Cultura de paz

Como participar
Os interessados em participar e conseguir o trabalho da EPB devem entrar em contato com um dos associados da Escola de Pais do Brasil em Não-Me-Toque. Fazem parte da associação da EPB de Não-Me-Toque: casal presidente: Jociéli Nienov e Fábio Sanders; casal vice-presidente: Larissa Bender e Maiquel Willich de Quadros; casal diretor financeiro: Elizandra e Claudiomiro dos Santos; casal diretor de doutrina: Daniela e Sergio Nienow e casal diretor secretário: Karin e Alexandre Dias.

Lançamento
O jantar por adesão para o lançamento da Escola de Pais do Brasil de Não-Me-Toque, acontecerá no dia 21 de setembro, às 19 horas, no Restaurante Eventus (sobreloja do Supermercado Cotrijal) ao custo de R$ 30,00. Interessados em participar deste evento devem entrar em contato com um dos membros da diretoria.
Fonte: enviado por Elizandra Rempel dos Santos 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.