Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

6 de setembro de 2016

Homenagem, comida típica e desfile na programação dos Festejos Farroupilhas em Não-Me-Toque

Tema deste ano, "República das Carretas" faz alusão às mudanças das capitais da República Rio-grandense, quando os documentos eram transportados pelas carroças
Tema deste ano, "República das Carretas" faz alusão às mudanças das capitais da República Rio-grandense, quando os documentos eram transportados pelas carroças

CTG Galpão Amigo, Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto e Brigada Militar inicia no dia 11 de setembro com acendimento da chama e homenagem ao patrono Clemente da Silva

A chegada da Chama Crioula indica o início dos festejos farroupilhas em todos os locais em que tradicionalistas comemoram a data em que os gaúchos decretaram a República Rio-Grandense, o 20 de setembro, e iniciaram a luta que durou 10 anos na tentativa de manter a separação do governo imperial do Brasil. A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845.
O patrão do CTG, Jorge Celito Zuffo, vai participar da recepção à Chama Crioula no dia 4 de setembro, quando ela será entregue à 7ª Região Tradicionalista, no Parque de Rodeios da Roselândia, a partir das 11h.
A Chama foi acesa em Triunfo e chegou em Passo Fundo trazida pelos Cavaleiros do Planalto Médio que percorreram um caminho de mais de 300 quilômetros durante 10 dias.
Os Cavaleiros da Tradição e integrantes da Invernada Campeira do CTG Galpão Amigo buscarão uma centelha da chama no dia 6 e será cuidada pelo Batalhão da Brigada Militar até o dia 11, data da abertura dos Festejos Farroupilhas em Não-Me-Toque.
O acendimento da chama municipal e cerimônia no túmulo do Patrono dos Festejos Farroupilha de Não-Me-Toque, Clemente Silva, no Cemitério Católico, de Não-Me-Toque, abre a programação no domingo, 11 de setembro, às 17h.
A união das centelhas – Chama Crioula, Chama Municipal e Fogo Simbólico da Pátria – vai acontecer às 18 horas – em solenidade na Sede do CTG.
Na sequência ocorre posse das novas prendas e peões do CTG Galpão Amigo, celebração do Culto Crioulo (19h30min) e churrasco.
Todas as atividades são abertas ao público. O cartão para o churrasco na abertura pode ser adquirido no dia, no local.

Programação
A programação ainda contempla Alvorada Farroupilha, café de chaleira, e solenidade no Altar da Pátria, na Praça Dr. Otto Schmiedt, de 12 a 17 de setembro, com participação de escolas, autoridades e convidados.
No dia 13, terça-feira, tem jantar típico costelão, e no dia 16, sexta-feira, jantar típico matambre, ambos na sede do CTG. Os cartões já estão à venda (R$ 30,00).

Oi, ga-lhe tchê!
O momento cultural e artístico que chega à décima edição vai ocorrer no dia 14 de setembro, para as turmas de quinto ano das escolas, na sede do CTG. Serão oferecidas oficinas de atividades campeiras, dança, chimarrão e jogos.

Desfile Farroupilha
Ocorre no dia 18 de setembro – domingo – com solenidade de abertura às 9h30min.  Interessados em participar do desfile podem entrar em contato com os organizadores, ou pelo e-mail casacultura@naometoquers.com.br.
Ao meio dia será servido churrasco na sede do CTG Galpão Amigo (reserva de espeto a partir das 7h30min da manhã, no CTG).

HOMENAGEADOS DOS FESTEJOS FARROUPILHAS:
Nacional: Centenário da Liga da Defesa Nacional
Estadual: Zeno Chaves –Pioneiro do tradicionalismo gaúcho
Municipal: Clemente Silva – Sócio-fundador do CTG Galpão Amigo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir