Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

22 de setembro de 2016

Eleições municipais: gestão,desenvolvimento, educação e cultura

Nesta edição, na sequência da entrevista com os candidatos a prefeito de Não-Me-Toque, o assunto é desenvolvimento, educação e cultura. Com o objetivo de ajudar o eleitor a conhecer melhor os candidatos e suas propostas para Não-Me-Toque, o jornal A Folha procurou os três candidatos e buscou informações sobre o plano de governo e sobre as principais questões que vão interferir na vida das pessoas que residem neste município. Armando Roos, Edegar Estery e Vanderlei Feil atenderam convite do jornal a Folha e respondendo às mesmas perguntas. Cada candidato recebe o mesmo espaço, observando a igualdade de tratamento.

partidos-politicos-580x435

 

ARMANDO ROOS
Coligação Não-Me-Toque no Rumo Certo
(PP-PTB-PT-PSB-PSDB-PSD)

dsc_4182
Ações para promover o desenvolvimento
Entendemos que o desenvolvimento ocorre através da iniciativa privada e o poder público deve ajudar, não atrapalhar com burocracia. Nossa proposta é continuar estimulando o desenvolvimento industrial, comercial e prestação de serviço através de políticas de incentivo.
Na outra ponta temos a mãos de obra que vai continuar recebendo incentivos de qualificação com cursos técnicos através do Senai, Instituto Federal Farroupilha e outros. Vamos preitear a transformação do Centro de Referência do Instituto Federal em polo universitário, para ampliar a oferta de cursos.
O embelezamento da cidade através do programa Passeio Seguro também contribui para a atração de mais investimentos no comércio e atração de mais clientes.
Para facilitar a geração de novas micro e pequenas empresas vamos avançar na implementação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, através de parceria com a Acint e Sebrae.

Ações para a promoção da educação e cultura
Nossa preocupação estará voltada para melhorar os índices educacionais do município com a ampliação do atendimento em turno integral. Temos um excelente plano de carreira para os professores, classe que valorizamos muito, e contamos com eles para cumprir o Plano Municipal de Educação.
Quanto à estrutura, vamos trabalhar na conclusão da construção no novo prédio da Escola Amália Kerber (6 salas), da nova escola no bairro Vila Nova (12 salas) e nova escola de Educação Infantil no Loteamento Porto Belo.
Para os universitários vamos criar uma política de governo que subvencione o transporte.

Conhecemos a importância do ensino. Foi com esta visão que fui um dos fundadores da Associação Cultural que atuou para adquirir o prédio do Ginásio São Francisco Solano quando os freis não puderam mais mantê-lo e no em 2002, doamos para o município na condição que se lutasse pela construção de um prédio para a Escola Estadual Solano. Na cultura, que é uma de nossas riquezas, vamos unificar as ações com os departamentos de desporto e turismo. Vamos continuar investindo na Casa da Cultura, Biblioteca, Coral e Banda; promover e apoiar os ventos de caráter cultural.

 

EDEGAR ESTERY
Candidato a prefeito pelo PMBD

dsc_4161
Ações para promover o desenvolvimento?
Todas as propostas apresentadas dependem da “saúde econômico-financeira” do município no momento da posse da nova gestão. Nossa proposta de gestão do desenvolvimento econômico atenderá por segmentos econômicos definidos entre: indústria, comércio, prestação de serviços, ciência e tecnologia, turismo e agricultura.
Pretendemos exercer funções de assessoramento, planejamento, coordenação, supervisão, orientação técnica, controle, execução e avaliação de ferramentas de metodologias de gestão, que visem o desenvolvimento econômico.
Vamos priorizar e fortalecer o comércio local e prestação de serviços na aquisição de bens e serviços para o município, respeitando a legislação.
Apoiar o novo empreendedor; promover a articulação com atividades congêneres locais, estaduais, nacionais e internacionais; promover e participar de eventos como Expodireto, Natal Étnico, Feira do Livro, Expo-Não-Me-Toque, entre outros; auxiliar na qualificação de mãos de obra; buscar recursos e viabilizar a criação de uma usina de asfalto municipal, propondo parcerias com demais municípios da região.

Ações para a educação e cultura?
A transformação social só acontece através da educação. A implantação efetiva da gestão democrática (gestão pedagógica, administrativa e financeira) e universalização do atendimento às crianças de quatro meses até cinco anos de idade consistem nas grandes metas que pretendemos atingir nos próximos quatro anos.
Pretendemos definir parâmetros e diretrizes para a qualificação do professor e o direito do aluno à formação integral com qualidade; implantar o turno inverso respeitando a possibilidade da escola; ampliar os laboratórios de informática; criar espaços de atividades culturais nas escolas; apoiar os estudantes universitários através de auxílio financeiro no transporte; concluir e reformar as quadras de esportes.
Na cultura: promover apresentações; desenvolver projetos de incentivo à leitura como a feira do livro; manter e aprimorar as atividades da Casa da Cultura; manter a Banda Municipal e incentivar seu aperfeiçoamento; apoiar e investir no Coral Municipal; investir no acervo da Biblioteca Municipal; apoiar as entidades culturais; e redimensionar a proposta do Natal Étnico.

 

VANDERLEI BATISTA FEIL
Coligação Coragem para Mudar (PDT-PCdoB-PR)

dsc_4007

 Ações para promover o desenvolvimento?
Desenvolver ações para que empresas de pequeno e médio porte tenham condições de se manter e crescer, com isenção de impostos. Instalar uma incubadora para fomentar o desenvolvimento de novas empresas, incentivando o jovem empreendedor, ampliação do distrito industrial para empresas de fomento.
Pensamos também em manter um diálogo maior com a Acint para não desenvolver atividades repetidas, implementar ações de ciência e tecnologia e aproveitar o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão para capacitar as pessoas e promover o crescimento nesta área.
Desenvolver projeto integrado com as empresas na área metal-mecânica, para qualificar trabalhadores neste setor.

Ações para a educação e cultura?
Pensamos em democratizar a gestão visando a qualidade social da educação básica, além de possibilitar condições adequadas necessárias para o trabalho dos professores e funcionários.
Melhorar o ambiente escolar, fortalecendo as escolas com material didático e qualificação dos recursos humanos.
Fortalecer o turno integral, possibilitando que as mães possam trabalhar.
Criar espaços culturais nas escolas, com oficinas de música, dança, teatro, jogos e outros.
Criação de creches por bairros, facilitando para que a criança permaneça no seu bairro.
Propiciar condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social e o respeito à diversidade de forma articulada entre os sistemas de ensino.
Promover a inclusão de crianças e adolescentes fora da idade escolar, responsabilizando os responsáveis pela educação dos mesmos.
Apoio a estudantes universitários através de auxílio financeiro no pagamento de transporte escolar e criação de programas de incentivo ao ensino técnico superior.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir